Portal da Cidade Umuarama

referência

Hospital de Umuarama comemora realização de 10.400 procedimentos cardíacos

Colaboradores do Instituto Nossa Senhora Aparecida participaram do Desfile de 7 de Setembro para celebrar o feito

Publicado em 09/09/2019 às 05:15
Atualizado em

O gestor do Instituto, Cristiano Nelli, participou do desfile. (Foto: Divulgação)

O Instituto Nossa Senhora Aparecida alcançou a marca de mais de 10.400 procedimentos de cardiologia realizados, desde 2008, quando foi Credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista. Em 2019 já foram efetuadas mais de 150 cirurgias cardíacas. Para comemorar a marca, diretores e colaboradores participaram do Desfile de 7 de Setembro em Umuarama.

Vestidos de branco, levando faixas e empunhando balões vermelhos em formato de coração, o Pelotão do Nossa Senhora desceu a avenida Paraná e foi aplaudido pela população e autoridades do município. O cerimonial do evento citou a importância da instituição, que é um hospital filantrópico, sem fins lucrativos.

Colaboradores participaram juntamente com familiares, ex-pacientes e amigos da instituição (Foto: Divulgação)

O Nossa Senhora é referência nacional em cardiologia invasiva. Com estrutura ampla e moderna, equipamentos de última geração, corpo clínico e profissionais altamente especializados.

O Serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atende pacientes de Umuarama, de diversas regiões do Paraná, de outros estados brasileiros e até do Paraguai. Pacientes de mais de 60 cidades diferentes já passaram por procedimentos cardíacos no Instituto Nossa Senhora Aparecida.

Tratamentos de Excelência

Atualmente o Serviço de Cardiologia Invasiva – Hemodinâmica do Instituto Nossa Senhora Aparecida é comandado pelo médico Edmilson Yano Ishii (CRM: 17810). Entre os principais procedimentos realizados está o Cateterismo Cardíaco, exame diagnóstico considerado ‘Padrão Ouro’ para diagnosticar lesões em artérias coronarianas.

“O cateterismo cardíaco ajuda a definir condutas em relação às doenças obstrutivas coronarianas. Auxilia na definição de diagnóstico de cardiopatias congênitas, doenças valvulares e permite aferir pressões intracavitárias como, por exemplo, pressão artéria pulmonar, débito cardíaco, entre outras”, explica o médico. Segundo ele, é o melhor exame para definir o tratamento do infarto agudo do miocárdio.

“Após a realização do cateterismo cardíaco, é que definimos se o tratamento será por angioplastia, cirurgia cardíaca ou apenas por medicamentos”, diz.

Corpo Clínico Altamente Especializado 

O Instituto Nossa Senhora Aparecida, conta com cardiologistas clínicos, hemodinamicistas e cirurgiões cardíacos altamente especializados.

Hemodinamicistas 

Edmilson Yano Ishii

Douglas dos Santos Grion

Eder Voltulini

Cirurgiões Cardíacos 

Edgar Vidotti

Márcio Henrique Cardoso

Felipe Jazbik Guimarães

Procedimentos 

Cateterismo Cardíaco

Exame diagnóstico “Padrão Ouro” para diagnosticar lesões em artérias coronarianas: ajuda a definir condutas em relação às doenças obstrutivas coronarianas; auxilia na definição de diagnóstico de cardiopatias congênitas, doenças valvulares; permite aferir pressões intracavitárias.

Arteriografia

Exame que auxilia nos diagnósticos de má formação, obstruções e outras doenças nos demais vasos do corpo, como: arteriografia de carótidas, artérias renais, artérias femorais, entre outras.

Angioplastia

Procedimento terapêutico que permite através de cateteres balões ou pelo implante de ‘stents’ desobstruir e corrigir vasos obstruídos.

Valvuloplastia

Procedimento terapêutico que trata de valvulopatias através da dilatação de obstruções por balões. Faz correções de doenças valvulares por implante de próteses de válvulas cardíacas (TAVI) ou correção por clips (Mitral Clip).

Estudo Eletrofisiológico

Procedimento diagnóstico e terapêutico nas patologias de arritmia cardíaca.

Fonte:

Deixe seu comentário