Portal da Cidade Umuarama

JARDIM LISBOA

Homem invade UBS, destroi equipamentos e prejudica atendimento

Invasão ocorreu durante a madrugada, na UBS do Jardim Lisboa. Além de um celular, pertences pessoais dos funcionários foram levados

Publicado em 19/01/2018 às 02:58

(Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Lisboa foi alvo de furto na madrugada desta sexta-feira (19). O prejuízo financeiro foi pequeno, mas a ação atrapalhou o atendimento aos pacientes, que tiveram consultas remarcadas para a próxima segunda-feira (22). Os funcionários ficaram indignados pela ousadia do ladrão, que levou pertences pessoais além do telefone celular da unidade, apesar das medidas de segurança.

A enfermeira chefe, Maria Andreia dos Santos de Moraes, informou que a UBS é monitorada 24h e que devido à rápida ação da equipe de vigilância, o prejuízo foi amenizado. “O ladrão conhecia o posto de saúde. Ele tentou entrar por uma janela, mas não conseguindo arrombou a porta mais próxima da central de comunicação, única que não tinha alarme. Depois arrancou a sirene e destruiu a caixa com as conexões telefônicas e de internet, imaginando ter eliminado a vigilância. Porém a empresa de monitoramento foi alertada e enviou uma equipe imediatamente, junto com a polícia”, disse.

O ladrão teve tempo apenas para bagunçar as coisas em um consultório, na sala de reuniões dos agentes comunitários de saúde (ACS) e na sala de preparo. Além de furtar o celular (que já foi bloqueado), também arrombou a caixa de sugestões e reclamações que fica na recepção. “Ele deve ter imaginado que se tratava de uma caixa de doações, que tivesse dinheiro lá dentro. Só pode”, comentou a enfermeira. Além disso, arrombou armários dos funcionários e levou um par de Havaianas, guarda-chuva, calçados e roupas dos ACSs.

Uma atitude que deixou os funcionários intrigados foi que o ladrão cortou o cabo da pistola de cola quente. “Saber-se lá o que ele pensou pra fazer isso”, acrescentou Maria Andreia. “Ele também comeu bananas que servidores levaram para o lanche”, completou. O arrombamento aconteceu pouco depois da 1h da manhã e 1h20 a equipe de segurança chegou, a tempo de perceber o ladrão fugindo pelos fundos, pulando os muros do Clube Português.

“Ele não levou objetos de maior valor – como tablets e computadores – porque não deu tempo de encontrar. O prejuízo foi mais funcional, além do susto, e a clientela da UBS ficou desassistida na parte da manhã porque a UBS ficou desconectada do sistema, além da bagunça para arrumar e da janela e porta danificadas, que já foram consertadas”, acrescentou a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

A secretária lamentou a situação. “Perdas maiores foram evitadas porque os postos são monitorados. Nos cercamos de várias medidas de segurança, para que o atendimento à população não seja prejudicado, e mesmo assim tivemos esse problema”, disse. Por meio de um cartaz, os usuários foram orientados a procurar o Pronto Atendimento Municipal (PA) em caso de urgência ou reagendar o atendimento na segunda-feira. A unidade ficou fechada durante toda a sexta.

Fonte:

Deixe seu comentário