Portal da Cidade Umuarama

Pandemia/Umuarama

Hemonúcleo registra queda de 50% nas doações de sangue e faz apelo a doadores

Hemonúcleo garante a segurança sanitária em tempos de covid-19, colocando sua equipe de profissionais seguindo todas as orientações da OMS

Publicado em 08/09/2020 às 22:16
Atualizado em

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas, afirma o Hemepar (Foto: AEN)

Com a pandemia do novo coronavírus, o Hemonúcleo de Umuarama registrou uma queda de 50% na doação de sangue, tornando crítica a situação de seu estoque. Para tentar trazer os doadores novamente, o Hemonúcleo garante a segurança sanitária em tempos de covid-19, colocando sua equipe de profissionais seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários competentes.

“Os picos de alta no número de doadores são registrados apenas durante pedidos do Hemonúcleo em redes sociais, campanhas ou quando há tragédias que tocam no emocional e afetivo da população”, destaca Lucinéia Aguiar, do setor administrativo do Hemonúcleo de Umuarama. Ela afirma que a doação de sangue deve ser uma atitude humanitária rotineira, fidelizada, o que ajudaria na manutenção do estoque em nível adequado.

O atendimento no Hemonúcleo de Umuarama está sendo realizado após agendamento que deve ser feito no site da Secretaria da Saúde do Paraná. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) destaca que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas e que para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações.

O ideal, ainda de acordo com o Hemepar, é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

Para ser doador é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);   
- Pesar no mínimo 50 Kg;   
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);   
- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). 

Hemonúcleo de Umuarama

- Avenida Manaus, 4444
- CEP: 87501-060 - Centro Cívico   
- Fone: (44) 3621-8300 | Fax: 3621-8323 

Fonte:

Deixe seu comentário