Portal da Cidade Umuarama

Ajude

Hemonúcleo de Umuarama pede a doação urgente de sangue do tipo O negativo

O atendimento está sendo realizado após agendamento que deve ser feito no site da Secretaria da Saúde do Paraná. Saiba na reportagem como proceder

Publicado em 06/08/2020 às 04:57
Atualizado em

O Hemepar destaca que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas (Foto: AEN)

O Hemonúcleo de Umuarama está com baixo estoque de sangue e pede doações de todos os tipos sanguíneos e principalmente do tipo O negativo. Para garantir a segurança dos doares em tempos de pandemia da covid-19, a equipe de profissionais da unidade de saúde está seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários competentes.

O atendimento está sendo realizado após agendamento que deve ser feito no site da Secretaria da Saúde do Paraná. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) destaca que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas e que para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações.

O ideal, ainda de acordo com o Hemepar, é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

Para ser doador é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 Kg;
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). 

Hemonúcleo de Umuarama

- Avenida Manaus, 4444
- CEP: 87501-060 - Centro Cívico
- Fone: (44) 3621-8300 | Fax: 3621-8323

Fonte:

Deixe seu comentário