Portal da Cidade Umuarama

Experimento

Hemonúcleo de Umuarama faz apelo por doadores de plasma para combate à covid-19

Ação integra o projeto-piloto que permite a utilização de plasma como procedimento experimental no combate ao novo coronavírus

Publicado em 24/09/2020 às 05:42
Atualizado em

Técnica permite a utilização de plasma convalescente de pacientes que se recuperaram da doença para tratar pessoas contaminadas (Foto: AEN)

O Hemonúcleo de Umuarama é uma das unidades que formam a rede do Hemepar no Paraná que está com campanha para a doação de plasma convalescente pela população. De acordo com a recepção da unidade de saúde, a pessoa que já foi infectado pelo novo coronavírus e está curada, pode realizar a sua doação após agendar atendimento pelo telefone (44) 3621-8300.

Técnica

O experimento consiste em utilizar o plasma convalescente (parte líquida do sangue) coletada dos pacientes que se recuperaram da infecção pela doença. A técnica utiliza este material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve.

Evitando o agravamento

A injeção de plasma já com os anticorpos de quem se recuperou da infecção permite a criação de uma barreira protetora em quem recebe o sangue. O objetivo é evitar que a doença tenha um agravamento e, em muitos casos, a necessidade de uma transferência para unidade de terapia intensiva (UTI). Os estudos começaram a ser desenvolvidos pelo Hemepar em março.

Hemonúcleo de Umuarama
- Avenida Manaus, 4444
- CEP: 87501-060 - Centro Cívico
- Fone: (44) 3621-8300 | Fax: 3621-8323

Fonte:

Deixe seu comentário