Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Farmácia do Paraná em Umuarama tem atendimento duplicado com apoio da UEM

Com a pandemia, o cenário precisou mudar e a recomendação foi: não deixar pessoas se aglomerarem dentro do prédio

Postado em 18/09/2020 às 14:42 |

Recursos da contratação de bolsistas são do projeto UEM Contra o Coronavírus (Foto: UEM)

O fluxo é intenso, diariamente, na Farmácia do Paraná, da 12ª Regional de Saúde, em Umuarama. Com a pandemia, o cenário precisou mudar e a recomendação foi: não deixar pessoas se aglomerarem dentro do prédio. Com uma equipe enxuta, a solução veio de uma iniciativa do projeto UEM no Combate ao Coronavírus, que viabilizou a contratação de duas profissionais para apoiar na organização, armazenamento e distribuição de medicamentos, além da orientação à população.

A coordenadora do projeto em Umuarama, a farmacêutica Juliana Scanavaca, conta que a solicitação dos dois bolsistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) partiu da Regional de Saúde. “Foi uma grande conquista tanto para a Regional quanto para a população de Umuarama e, também, para as cidades vizinhas, já que a dupla é responsável pelo atendimento, por telefone, de pessoas destes municípios a quem oferecem informações e fazem agendamentos”.

As duas farmacêuticas iniciaram as atividades em agosto. Neste primeiro mês, 1.600 cidadãos a mais foram atendidos na Farmácia. Ao invés de dois guichês para no saguão, agora, são quatro. “Com as bolsistas, conseguimos dobrar nosso atendimento”, informa a diretora da 12ª Regional de Saúde, em Umuarama, Viviane Herrera.

Todo um trabalho de orientação está sendo feito com aqueles que procuram a Farmácia. “Como o horário é agendado, os que estão aguardando ficam do lado de fora (foto acima). Neste momento, passamos algumas informações como o uso correto da máscara, como manuseá-la, descarte e outras recomendações básicas como sintomas da covid-19 e formas de higienização”, detalha uma das farmacêuticas do projeto, Thayara Lima.

Karine Rech é a outra profissional selecionada. Segundo ela, dúvidas importantes conseguem ser sanadas neste atendimento presencial, para os que estão na espera. “A forma como as pessoas devem armazenar um remédio, maneiras certas de tomar o medicamento e detalhes do tratamento correto. Tudo isso também é informado durante as orientações”.

Distribuição para os municípios - Além do atendimento ao público, outra grande função das farmacêuticas é distribuir o maior número de medicamentos para motoristas que chegam das cidades vizinhas para buscar remédios. No total, 21 municípios são atendidos. “Estamos fazendo o trabalho de dispensação de medicamentos para os municípios, isso evita que as pessoas saiam de casa, saiam de suas cidades”, conta Thayara.

“Precisávamos chegar ao maior número de pacientes possível para levar o medicamento, evitando assim que eles se deslocassem e se aglomerassem na Regional. Com isso a demanda aumentou muito”, lembra a diretora da 12ª Regional.

Karine, que já atuou em outras farmácias, conta que este primeiro mês foi um aprendizado muito grande. “Atendemos toda a região. Os medicamentos vêm para cá, muitos deles nunca tive contato, como é o caso da hidroxocloroquina e medicamentos oncológicos. Então, para mim, é um aprendizado lidar com estes remédios mais específicos e controlados. Acabamos aprendendo sobre os mais variados tipos de tratamentos”.

“Estamos comemorando os resultados no apoio aos municípios no enfrentamento à pandemia. É muito bom estar mais perto da nossa comunidade, especialmente nas cidades, como Umuarama, onde a UEM está presente”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’Ana, coordenadora-geral do projeto do coronavírus na Universidade.

UEM no combate à pandemia

A iniciativa de combate à covid-19, coordenada pela UEM, que viabilizou a contratação das bolsistas é uma ação financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Atua nos municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (Cianorte), 13ª Regional de Saúde (Umuarama) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

Atualmente, são 122 bolsistas, sendo que 62 deles estão atuando na 15ª Regional de Saúde; 25 na 13ª Regional; 18 na 22° Regional e 17 na 12ª Regional de Saúde. Os apoios estão sendo realizados nos mais variados setores: regionais de saúde, pronto-atendimentos, Hospital Universitário de Maringá (HUM), Instituto Médico Legal, delegacias e rodovias do Paraná, que fazem divisas com outros Estados.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário