Portal da Cidade Umuarama

Grave

Em surto de dengue, Umuarama registrou mais 180 casos nesta semana

A dengue está presente em 103 localidades do município e doença já atingiu 1.389 umuaramenses desde agosto do ano passado

Publicado em 01/07/2022 às 18:21

A região central de Umuarama, atendida pela UBS Centro de Saúde Escola, enfrenta a situação mais crítica com 356 positivos (Foto: Assessoria)

Apesar de todos os esforços do poder público, os casos de dengue mantiveram a escalada em Umuarama. Nesta semana, mais 180 pessoas tiveram exames positivos para a doença, que já atingiu 1.389 umuaramenses desde agosto do ano passado – início do período sazonal. A dengue está presente em 103 localidades do município. Há ainda 13 suspeitas em investigação, 34 casos foram considerados inconclusivos e 1.148 exames tiveram resultado negativo. As notificações (que incluem casos confirmados e suspeitas) somam 2.384 no período de 11 meses.

Boletim semanal emitido nesta sexta-feira, 1º, pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental aponta que, à exceção da Unidade Básica de Saúde Bem-Estar (que permanece em situação de alerta), as regiões de todas das UBS da cidade enfrentam surto de dengue, com mais de três contaminados por grupo de 1 mil habitantes – mesma situação do distrito de Santa Eliza e do povoado de Nova Jerusalém. Entre os distritos, Lovat também encontra-se em alerta e a situação é tranquila apenas em Serra dos Dourados e Vila Nova União.

Entre os pacientes com diagnóstico positivo, cinco tiveram dengue com sinais de alarme (DSA), dois tiveram dengue grave e duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em decorrência de sintomas da doença.

“É uma situação difícil, que depende muito do envolvimento da comunidade na limpeza dos quintais e eliminação de recipientes que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito transmissor da doença. As equipes da Vigilância Ambiental estão empenhadas na fiscalização e orientação, eliminação de focos e aplicação de inseticida – inclusive do o ‘fumacê’ –, mas os moradores precisam fazer a sua parte”, conclamou o secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

A região central de Umuarama, atendida pela UBS Centro de Saúde Escola, enfrenta a situação mais crítica com 356 positivos. O Jardim Panorama aparece na sequência com 192 casos, a UBS Guarani/ Anchieta registrou 144, no Posto Central foram 106 e na UBS Jardim Cruzeiro 96 pacientes tiveram diagnóstico de dengue. As unidades com menor número de casos são o Industrial (11) e o Bem-Estar (13).


Fonte:

Deixe seu comentário