Portal da Cidade Umuarama

implantação

Douradina é contemplada com base do Samu Noroeste

Uma ambulância para os atendimentos de urgência e emergência foi entregue durante visita técnica da equipe do Samu Noroeste

Postado em 06/08/2019 às 09:21 |

Veículo foi entregue durante visita técnica na última quinta-feira (25) (Foto: Portal da Cidade Douradina)

O município de Douradina foi contemplado com uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A nova unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de melhorar e ampliar os atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde e o Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência) estão trabalhando para implantar a unidade na cidade.

A ambulância de suporte básico foi entregue na quinta-feira (25) durante a visita técnica da equipe do Samu Noroeste. Na ocasião, o presidente do Samu, Almir de Almeida, explicou que a expansão da rede está sendo possível graças à pactuação com os municípios. Ele conta que a base ficará em Douradina, mas vai atender toda a microrregião de Douradina e Ivaté. 

Segundo a secretária de Saúde, Maria Elizabeth, em no máximo 90 dias, o Samu deverá estar funcionando em Douradina. "Estamos trabalhando para definir o local de implantação. Essa base será instalada provisoriamente em um imóvel que será locado pelo município até a conclusão da reforma do Pronto Atendimento Municipal. Todos os trâmites necessários já estão sendo viabilizados". 

Prefeito Jorge Sossai e a secretária de Saúde, Maria Elizabeth, junto com a equipe do Samu Noroeste em visita técnica (Foto: Portal da Cidade Douradina)

Almir comentou ainda que nos próximos dias será anunciado um Processo Seletivo Simplificado (PSS), para a contratação de funcionários. "Há algum tempo atrás foi realizado um concurso, mas não houve a quantidade de pessoas aprovadas para atender toda a necessidade, por isso provavelmente deverá ser feito um PSS para funcionar o serviço". 

“Este é o resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com a qualidade de vida da nossa população. Com essa unidade será possível reduzir o número de mortes, o tempo de internação, as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce, entre outros traumas causados por acidentes, significa a concretização de um sonho da população de Douradina e dos municípios vizinhos”, comemora o prefeito João Jorge Sossai.


Com a chegada do Samu em Douradina, a população do município passará a utilizar o serviço de emergência 192 e terá muito mais agilidade no atendimento médico. Antes já existia na cidade, o Atendimento de Emergência Municipal, que contava com ambulâncias do sistema público de saúde do município, agora com o Samu, a abrangência será ainda maior. 


Fonte:

Deixe seu comentário