Portal da Cidade Umuarama

DOAÇÃO

Direção esclarece capacidade de atendimento do Hemonúcleo de Umuarama

Devido à grande procura de doadores, muitas pessoas não conseguem realizar a coleta

Publicado em 04/01/2019 às 02:45
Atualizado em

Hemonúcleo Regional de Umuaramaestá localizado na Avenida Manaus, 4444 (Foto: Portal da Cidade Umuarama )

O Hemonúcleo Regional de Umuarama recebeu nos últimos dias diversas reclamações por parte dos voluntários que buscavam o local para realizarem as doações de sangue. Diversas campanhas nas redes sociais em prol de vítimas de acidentes de trânsito mobilizaram centenas de doadores. 

Muitas manifestaram em grupos nas redes sociais que não conseguiram efetuar a doação de sangue. Neste período, há um aumento na demanda e há maior dificuldade em repor os estoques devido ao elevado número de acidentes. 

Com profissionais em recesso, o banco de sangue está atendendo apenas no período da manhã até o dia 17 de janeiro.  A capacidade técnica diária é de 60 doações. Apenas na manhã desta quinta-feira (3) – data em que reabriu o atendimento do público – foram realizadas 65 coletas de sangue, maior do que a capacidade diária. 

Outro fator a considerar é que as bolsas de sangue, tais como plasma e plaquetas possuem prazo de validade. O concentrado de hemácias tem validade de 35 dias e o concentrado de plaquetas possui validade de 5 dias.

‘Nós orientamos para que quem não conseguiu realizar a doação entre esses dias, que retorne na próxima semana e que após isso, continue doando sangue regularmente, para que os estoques fiquem sempre cheios”, esclareceu Cláudio Francisconi, diretor do Hemonúcleo.  

“Estou à disposição para ouvir as pessoas, quem tiver qualquer crítica, reclamação, que nos procure, estamos de portas abertas ouvir toda a população. O doador é quem irá salvar vidas, temos de valorizá-los e respeitá-los, pois o sangue é o único medicamento insubstituível”, declara. 

Uma saída é realizar as doações em grupos de pessoas em dias com pouco movimento durante a semana e em épocas com grande movimento pode ser feito aos sábados.

Hemonúcleo em Umuarama 

Avenida Manaus, 4444 

(44) 3621-8300

Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h (somente no período da manhã, até o dia 17 de janeiro).


Fonte:

Deixe seu comentário