Portal da Cidade Umuarama

Saúde

‘Dia D’ de campanha contra a dengue acontece neste sábado (26) em Umuarama

Secretaria de Saúde registrou dois casos de dengue em Umuarama nesta semana, elevando para 56 o total acumulado desde agosto/2022

Publicado em 25/11/2022 às 16:39
Atualizado em

A orientação geral é eliminar recipientes que acumulem água, manter calhas desobstruídas, colocar areia nos pratinhos e vasos de plantas (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Saúde registrou dois casos de dengue em Umuarama nesta semana, elevando para 56 o total acumulado desde agosto/2022. Há também 55 suspeitas aguardando testes que podem confirmar ou descartar novos casos, enquanto 379 exames – do total de 482 notificações registradas até o momento – tiveram resultado negativo.

O boletim semanal divulgado nesta sexta-feira, 25, indica que as unidades de saúde do Conjunto Ouro Branco e do Jardim São Cristóvão seguem em situação de alerta, devido ao número de confirmações nos bairros próximos (respectivamente oito e cinco positivos).

A UBS Vitória Régia também desponta com seis casos, enquanto as demais localidades registram baixa incidência da doença. Desde o início do período de acompanhamento 2022/2023 não houve óbitos nem casos graves de dengue em Umuarama.

Para reforçar as ações de controle da dengue, o Serviço de Vigilância Ambiental realiza neste sábado, 26, o ‘Dia D’ de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. As atividades serão das 8h30 às 11h na Praça Arthur Thomas. Além de orientações preventivas, a população terá atrativos como cama elástica, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce e aferição de pressão arterial com estudantes do curso de Técnico em Enfermagem.

Haverá ainda exposição de animais peçonhentos (cobras e escorpiões) com a equipe da Vigilância Ambiental, vacinação contra a covid-19 (necessário levar a carteirinha) um posto de arrecadação de brinquedos novos ou usados, em bom estado, da campanha realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama). As doações serão destinadas a instituições que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade.

As ações do dia nacional de mobilização contra a dengue serão realizadas em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e o Sesc, além de outros apoiadores. A equipe de campo também distribuirá panfletos nos comércios próximos, conscientizando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

A orientação geral é eliminar recipientes que acumulem água, manter calhas desobstruídas, colocar areia nos pratinhos e vasos de plantas. “É importante reservar um tempinho diário para uma vistoria nos quintais das residências, pátios e calçadas dos estabelecimentos comerciais. A prevenção é o melhor caminho para evitar a disseminação da dengue em nossa cidade”, completou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.


Fonte:

Deixe seu comentário