Portal da Cidade Umuarama

BOLETIM

Dengue registra primeiro caso de 2019 em Umuarama e Moreira Salles

Boletim semanal anterior divulgado pela SESA já havia alertado para o risco de uma epidemia da doença no município

Publicado em 20/02/2019 às 05:58

Segundo a SESA, o estado registra 391 casos de dengue (Foto: Ilustrativa)

A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) alerta para a necessidade de a população participar do combate aos criadores de mosquitos Aedes egypti, transmissor da dengue. A doença está se espalhando pelo Estado, especialmente nas regiões de Londrina, Maringá, e mais recentemente em Umuarama. 

O boletim epidemiológico desta semana aponta a existência do primeiro caso autóctone em Umuarama. Os novos casos autóctones estão também em Realeza, São Jorge do Oeste, Moreira Salles, Nova Cantu, Cianorte e Florestópolis. Os municípios que estão em situação de epidemia continuam sendo Uraí e Lupionópolis, como na última semana. Somado aos casos importados, o Paraná registra 391 casos de dengue.

“Precisamos cada vez mais da colaboração da população, já que os criadouros de mosquitos estão, em sua grande maioria, nas propriedades particulares”, diz a médica veterinária Ivana Belmonte, da Superintendência de Vigilância em Saúde. Ela lembra que as larvas do mosquito podem estar em qualquer tipo de água parada, das maiores às mais insignificantes. 

É preciso que os quintais sejam limpos todas as semanas, para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Vasos de plantas também podem conter ovos ou larvas de mosquitos.


Fonte:

Deixe seu comentário