Portal da Cidade Umuarama

Alerta máximo

Dengue já ultrapassa os 700 casos em Umuarama; sábado tem ação no Ouro Branco

598 pessoas apresentaram sintomas, mas não tiveram comprovação e 576 casos seguem em investigação

Publicado em 28/02/2020 às 03:18
Atualizado em

Ações promovidas pelas equipes de saúde são complementadas pela mobilização de um expressivo número de voluntários (Foto: Divulgação)

O Informe técnico divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde estimou em 34.900 o número de paranaenses infectados com o vírus da dengue, dentre mais de 95 mil notificações de pessoas com sintomas e suspeita da doença.

Há 92 municípios em epidemia, 46 em situação de alerta e um total de 23 mortes confirmadas. Já há registros da doença em 267 cidades do Paraná e a cidade com maior índice de contaminação é Paranavaí, na região Noroeste, com 3.878 casos.

Em Umuarama, de acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 1.887 notificações de casos suspeitos no atual ano epidemiológico, com 713 pessoas contaminadas pela dengue; outras 598 apresentaram sintomas, mas não tiveram comprovação e 576 casos seguem em investigação, aguardando resultados de exames. 

A situação é séria, segundo a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. “Já temos mais de 700 pessoas com dengue, mais que o dobro do volume que define a situação de epidemia”, avalia. Ela aponta diversas ações realizadas pelo município para conter o avanço da doença, como o Bairro Saudável (que coleta resíduos nos bairros), o Ambulatório de Agravos – que trata exclusivamente de pacientes com suspeita de dengue –, trabalho corpo a corpo, educação em saúde, teatro, palestras e distribuição de material informativo, além do trabalho de parceiros. 

“Mesmo assim, a doença avança rapidamente. Precisamos do apoio da comunidade, cuidando da limpeza dos seus quintais para reduzir a presença do mosquito e diminuir as chances de disseminação da doença. Sem mosquito, a dengue não se espalha”, acrescentou a secretária. 

Cecília destacou a importância de ações promovidas por voluntários e pela comunidade, como um trabalho realizado na região do Lago Tucuruvi, no Jardim São Cristóvão e neste sábado, 29, outra ação será realizada a partir das 8h no Conjunto Residencial Ouro Branco, junto com o Comitê de Combate à Dengue.

“Todos os esforços são importantes, mas o cuidado maior para evitar a dengue começa dentro do quintal de cada cidadão, eliminando os recipientes de água parada, vistoriando as calhas, descartando o lixo e os materiais recicláveis da forma correta”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário