Portal da Cidade Umuarama

Prevenção

Decoração rosa durante outubro conscientiza mulheres sobre o câncer de mama

As mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS diretamente pela Uopeccan. Saiba na reportagem como realizar seu agendamento

Publicado em 21/10/2020 às 22:03
Atualizado em

Por conta da pandemia, as ações externas foram canceladas para evitar aglomeração e o contagio da covid-19 (Foto: Uopeccan)

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de mama, o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama foram decorados com a cor rosa na parte interna e externa da instituição. O objetivo é conscientizar para a prevenção ao câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a de maior incidência no mundo, neste ano são esperados 66,2 mil novos casos no país.

A decoração foi organizada pela LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer), segundo a diretora da legião, Iria Maria Garmatz, é importante que as mulheres façam o autoexame e os exames preventivos. “Não é somente no mês de outubro que a mulher deve cuidar da sua saúde, mas todos os meses. Ela ainda enfatiza a importância que seja criado hábitos diários quando o assunto é câncer de mama. “É importante que a mulher escolha uma data marcante para realizar o exame, por exemplo o aniversário, vocês merecem esse cuidado”.

Por conta da pandemia, as ações externas foram canceladas para evitar aglomeração e o contagio da covid-19. “Tivemos que nós reinventar para transmitir a mensagem de carinho e cuidado aos pacientes e acompanhantes que recebem os nossos serviços. Como não foi possível fazer ações e palestras, através desse gesto de decorar o hospital e instalação de outdoors, conseguimos lembrar as mulheres da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica a diretora da LFCC de Umuarama, Russiane Rezende.

A Casa de apoio de Cascavel foi um dos locais que recebeu a decoração do Outubro Rosa. O local fica anexo ao hospital e comporta em média 60 pessoas por dia, entre pacientes e acompanhantes, que são acolhidos durante o tratamento do câncer. Enquanto estão hospedados eles recebem cerca de seis refeições diárias, entre café, almoço, lanches e jantar.

Segundo Angelita Salvio, que realiza o tratamento contra o câncer de mama, o carinho exposto na recepção da Casa de Apoio, mostra que a instituição preza em informar e alertar sobre a doença. “Eu me senti amada e apoiada ao ver o mural com as mensagens positivas no mural, isso nos deixa felizes”.

A Uopeccan não preza somente na saúde das mulheres do público externo, mas também das colaboradoras que fazem parte da equipe do hospital. Até o dia 23 de outubro está sendo realizado coleta de preventivo e mamografia.

Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan. Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.

A mamografia pode ser agendada também pelo site: https://outubrorosa.uopeccan.org.br/

Fonte:

Deixe seu comentário