Portal da Cidade Umuarama

EM CIANORTE

Creche isola salas de aula após alunos contraírem meningite

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2018, o Paraná teve 195 casos confirmados e 24 pessoas morreram após contraírem a doença

Publicado em 14/04/2018 às 04:23

A doença foi confirmada em um bebê de onze meses e em irmãos gêmeos, de 4 anos, que ficaram 20 dias afastados da escola (Foto: Divulgação)

Salas de aula de um creche de Cianorte, no noroeste do Paraná, foram isoladas após três alunos contraírem meningite. A doença foi confirmada em um bebê de onze meses, que está internado em um hospital da cidade, e em irmãos gêmeos, de 4 anos, que ficaram 20 dias afastados da escola.

Além destes casos, mais uma pessoa contraiu a doença na cidade este ano.

“Por ser um bebê, demorou um pouco para descobrir o diagnóstico. Ele foi levado para um hospital de Maringá, ficou internado na UTI, e agora está internado novamente em Cianorte em observação”, explicou a diretora da creche Elaine de Oliveira Corsi.

Elaine ressaltou que quando o bebê começou a frequentar o centro de educação infantil, os irmãos gêmeos já estavam afastados das aulas devido à doença.

Depois da confirmação da doença, a direção higienizou e isolou por quatro dias duas salas de aula – onde as crianças estudavam – e informou sobre os casos aos pais de todos os alunos. As aulas não foram suspensas.

As crianças também passaram a higienizar as mãos com mais frequência.

Número de casos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2018, o Paraná teve 195 casos confirmados e 24 pessoas morreram após contraírem a doença.

Nos três primeiros meses de 2018, a Regional de Saúde de Cianorte registra quatro casos da doença e dez notificações.

“Tivemos um caso confirmado por meningite viral, dois casos de meningite bacteriana não identificada, e um caso de meningite bacteriana por pneumococo. Essa última é o caso mais grave”, detalhou a diretora da Regional de Saúde, Adriana Gonçalves Guimarães.

A Regional de Saúde de Paranavaí tem sete casos da doença confirmados e a região de Umuarama tem quatro. Não há registros de mortes por meningite na região noroeste do estado.

Importância da imunização

A diretora da Regional de Cianorte lembra que a imunização contra a meningite está no calendário de vacinação da rede pública de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as vacinas Meningo C, aplicada aos três e seis meses de vida e um ano de idade, a Pneumo 10, aplicada aos dois e quatro meses de vida e um ano de idade. As vacinas Pentavalente e BCG também protegem contra a doença.

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde ressalta que a doença pode ser prevenida evitando locais com grande aglomeração de pessoas, higienizando as mãos com frequência e mantendo ambientes limpos e arejados.


Fonte:

Deixe seu comentário