Portal da Cidade Umuarama

Preocupação

Coronavírus: Associação Médica alerta para falta de vagas em UTIs em Umuarama

De acordo com a entidade, os leitos de UTI da cidade já possuem uma taxa de 80% a 90% de ocupação

Publicado em 08/04/2020 às 02:41
Atualizado em

O médico Ronaldo de Souza: “pedimos a população que sigam estritamente os protocolos de prevenção” (Foto: Assessoria)

A Associação Médica de Umuarama demonstrou, na manhã desta quarta-feira (08), por meio de um comunicado, preocupação em relação ao número de novos leitos disponibilizados pelo Paraná para atendimento de pacientes com coronavírus na cidade. O comunicado é assinado pelo presidente da entidade, o médico Ronaldo de Souza. 

Apesar de todas as importantes ações realizadas pelo município e região, a Associação Médica de Umuarama alerta para o fato de que a estrutura hospitalar da cidade não está preparada para uma demanda volumosa de pacientes contaminados pelo vírus, que estejam em situação grave, considerando que os leitos de UTI já possuem uma taxa de 80% a 90% de ocupação, e no momento apenas estão disponíveis sete (7) leitos de UTI habilitados no Hospital Uopeccan.

“É imprescindível para nossa cidade e região, que estejamos preparados para atender o maior número possível de pacientes infectados pela Covid-19, portanto, protocolamos, por meio deste do comunicado, a Regional de Saúde e demais órgãos responsáveis, alertando sobre o número limitado de vagas de UTI”, disse o médico.

O protocolo também solicita que mais leitos sejam habilitados o quanto antes, para que os hospitais recebam os devidos equipamentos utilizados nestes tipos de tratamento (monitores, ventiladores, etc.), para que estejam disponíveis em tempo hábil, considerando que não há ventiladores disponíveis para compra no mercado.

“Nessa situação, pedimos a população que sigam estritamente os protocolos de prevenção, que evitem aglomerações e saiam somente se for extremamente necessário, mantendo todos os cuidados de higiene, para que nos ajudem a reduzir o número de casos graves”, conclui o médico no comunicado.

Fonte:

Deixe seu comentário