Portal da Cidade Umuarama

Uso em 2018

Comissão deve liberar serviço de radioterapia da Uopeccan no dia 19

A expectativa é que, em 2018, 60 pessoas sejam atendidas diariamente pelo moderno método terapêutico

Publicado em 08/12/2017 às 02:36

Ideia é otimizar as doses prescritas ao tumor e ao mesmo tempo limitar a irradiação em tecidos sadios adjacentes (Foto: Uopeccan)

O Hospital do Câncer de Umuarama recebe, no próximo dia 19, inspetores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Eles vêm à Capital da Amizade realizar a inspeção do acelerador linear instalado no complexo médico. O equipamento de alta tecnologia é desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer. 

A expectativa é que 60 pessoas sejam atendidas diariamente pelo moderno método terapêutico, evitando o deslocamento até Cascavel. De acordo com a relações públicas da Uopeccan em Umuarama, Neusa Barbado, espera-se que o serviço esteja funcionando em 2018. 

Ela também fez questão de destacar que já está formado o quadro de funcionários do setor responsável pela radioterapia, que conta com o Físico Médico, Pedro Iwai, de 33 anos, destacado especificamente para cuidar da operacionalidade do acelerador linear.

“A técnica de radioterapia disponibilizada pelo Hospital do Câncer de Umuarama será a conformacional 3D, com ela a ideia é otimizar as doses prescritas ao tumor e ao mesmo tempo limitar a irradiação de tecidos sadios adjacentes”, disse o físico médico, sobre as vantagens do acelerador linear que custou à instituição de saúde US$ 1.1 milhão. 

Foram gastos com a infraestrutura onde está instalado o acelerador linear, entre outros modernos equipamentos auxiliares, 1 milhão de dólares, revelou o físico. Também destaca que o equipamento depende de manutenções preventivas e corretivas, além de outras, como a atualização de software, por isso o apoio da comunidade é essencial para estes e outros serviços da Uopeccan continuem a funcionar.

Fonte:

Deixe seu comentário