Portal da Cidade Umuarama

Dia D

Com “Dia D”, campanha de vacinação supera 60% em Umuarama

A melhor coberta está entre os idosos, com 78,04% do público-alvo já vacinado

Publicado em 14/05/2018 às 03:31

Após a atualização da cobertura, ela alerta para o baixo índice de vacinação entre as crianças (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

Com o volume de pessoas que aproveitaram para receber a imunização no “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, no último sábado, (12), a cobertura vacinal em Umuarama aumentou para 60,55%. “O índice é positivo, se considerarmos que ainda temos duas semanas de campanha nos postos de saúde dos bairros, mas é importante lembrar que ainda estamos longe da meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que em nossa cidade é de 24 mil umuaramenses”, avaliou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

A campanha foi iniciada no último dia 23. “Diversas ações foram preparadas para disseminar entre a população a importância desta imunização, que será oferecida entre de 23 de abril a 1º de junho”, reforçou a secretária. Após a atualização da cobertura, ela alerta para o baixo índice de vacinação entre as crianças – que é de apenas 34,6% até o momento.


O prefeito Celso Pozzobom, que visitou o posto montado na Praça Arthur Tomas, no último sábado, convocou os pais a levarem seus filhos para receber a vacina. “Ela é segura, é gratuita e vai proteger as crianças de muitos transtornos e riscos que elas não precisam passar. É só os pais procurarem a unidade de saúde de referência e levar as crianças para vacinar”, recomendou.

A cobertura vacinal de gestante também está baixa (40,34%), bem como a de professores (43,77%). Entre os trabalhadores em saúde, o índice de vacinados já chega a 45,35% e melhora um pouco mais entre as mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias – as puérperas: 51,14% já receberam a imunização. A melhor coberta está entre os idosos, com 78,04% do público-alvo já vacinado.


“Até o momento já administramos 17.010 doses da vacina e reforçamos que os pais não deixem de levar as crianças aos postos de saúde, pois ainda falta vacinarmos quase 60% do público-alvo nesta faixa”, reforçou a enfermeira Laís Bonetti Rubini, coordenadora Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município.


Fonte:

Deixe seu comentário