Portal da Cidade Umuarama

Solidariedade

Cisa-Amerios incentiva a doação de leite materno ao Hospital Norospar

Estoques da maternidade estão quase zerados e a UTI Neonatal está sempre lotada

Publicado em 06/06/2018 às 01:27
Atualizado em

O leite materno é o alimento ideal para os bebês, especialmente para os prematuros (Foto: Divulgação)

O Hospital Norospar, que é a maternidade de referência para as gestantes e mães dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios (Cisa-Amerios), está em plena campanha de coleta de leite materno. Os estoques da maternidade estão quase zerados e a UTI Neonatal, que atende crianças de toda a região, está sempre lotada.

A coleta (ordenha) é bem simples e pode ser feita no Posto de Coleta de Leite da Norospar ou na casa da própria mamãe. A equipe do hospital entrega um kit que a mulher utiliza facilmente. O leite coletado é colocado no congelador e pode ficar ali até 10 dias. Não há uma quantidade mínima especificada para doar.

Quem quer doar e não é de Umuarama ou não tem transporte para chegar até o Posto de Coleta deve entrar em contato com a Maternidade Norospar para viabilizar o transporte. Parcerias com o Cisa-Amerios, Secretarias de Saúde, SAMU e Corpo de Bombeiros ajudam a trazer o leite materno da casa da mamãe até o Posto de Coleta em Umuarama.

“Basta ter vontade de ajudar. O leite materno é o alimento ideal para os bebês, especialmente para os prematuros”, diz a enfermeira Carla Narvaes Figueiredo, da UTI Neo Natal da Norospar. As doadoras recebem um rápido treinamento sobre a coleta, armazenamento e entrega do leite materno e recebem frascos esterilizados para guardar o que foi coletado corretamente. Os frascos com o leite devem ser entregues semanalmente.

O leite captado é então enviado semanalmente para Cascavel de ambulância. Lá é pasteurizado e devolvido à Maternidade de Umuarama. “Eles devolvem exatamente a quantidade enviada. Não recebemos doações de fora. Por isso é tão importante que as nossas mamães sejam doadoras aqui na nossa região”, destaca a enfermeira.

Serviço

Banco de Leite da Maternidade Norospar

Horário de funcionamento: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Mais informações pelo fone: (44) 3621-1282.

Fonte:

Deixe seu comentário