Portal da Cidade Umuarama

saúde

Cerca de 30 mil umuaramenses devem receber vacina contra a gripe

Na próxima segunda-feira, 23, será iniciada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Publicado em 21/04/2018 às 06:18

O município recebeu 31 mil doses da vacina, para imunizar os grupos prioritários (Foto: Divulgação )

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está orientando as escolas municipais, estaduais e demais instituições sobre medidas de higiene para a prevenção de doenças respiratórias – especialmente a influenza. O município recebeu 31 mil doses da vacina, para imunizar os grupos prioritários. A enfermeira Andréia Balan, coordenadora do setor, lembra que os professores deverão apresentar uma declaração nas unidades de saúde para receber a vacina.

Na próxima segunda-feira, 23, será iniciada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Para 2018, em Umuarama, a meta é vacinar pouco mais de 30 mil pessoas. Serão contemplados com a vacina os grupos de maior vulnerabilidade, que apresentam maior risco de desenvolver complicações da influenza.

Esse grupo é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores que estão em salas de aula, das escolas públicas e privadas (obrigatório apresentar a declaração de atuação da escola) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar a prescrição médica.

A lista inclui ainda pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, que devem se dirigir aos postos onde estão cadastrados para receber a vacina, e também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade (detentos) e os funcionários do sistema prisional. A vacina será oferecida nos postos de saúde de referência do paciente ou membros dos grupos prioritários.

Além da vacina, a enfermeira Andréia Balan lembra que outras medidas são importantes para a redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias. “É importante manter frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca”, orienta.

“Mesmo tomado todas essas medidas, caso a pessoa apresente sintomas de gripe deverá ser avaliada, afastada temporariamente do trabalho, escola, etc., e receber tratamento com o antiviral Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), conforme critério médico”, lembra a enfermeira. O medicamento está disponível na Central Farmacêutica do município e na 12ª Regional de Saúde, para todos que tiverem indicação médica.

MAIS CUIDADOS

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Manter os ambientes bem ventilados.

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.

Evitar aglomerações e ambientes fechados.

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.

Fonte:

Deixe seu comentário