Portal da Cidade Umuarama

COMBATE À COVID

Campanha produzida em Umuarama conscientiza para a doação de plasma; VÍDEO

O plasma convalescente apresenta eficácia de 95% no tratamento de pacientes acometidos pela covid-19 e que estão em estado grave

Publicado em 22/11/2020 às 23:03
Atualizado em

Apesar do grande número de pessoas recuperadas do coronavírus no Paraná, a quantidade de doadores é quase nula (Foto: Reprodução/YouTube)

O aumento alarmante no número de casos de coronavírus em Umuarama e nas demais cidades da 12ª Regional de Saúde nos últimos dias preocupa as autoridades. Novas medidas preventivas foram tomadas, reforçando o combate à covid-19 e revogando algumas das ações de flexibilização.

Além do ascendente aumento na curva de contágio e no número de pessoas em isolamento domiciliar, a situação é emergencial também no sistema de saúde. Em Umuarama, 100% dos leitos de UTI e 90% dos leitos de enfermaria de covid-19 SUS dos hospitais habilitados estão ocupados, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, neste domingo (22).  

Tratamento 

Uma campanha em vídeo criada pela produtora Dale! de Umuarama ajuda a esclarecer dúvidas sobre o tratamento com plasma convalescente, umas das alternativas comprovadamente eficazes no combate à doença, principalmente em pacientes com quadros agravados.

O vídeo compartilhado nas redes sociais traz informações de forma didática sobre quem pode doar e como realizar a doação. Por se tratar de um tratamento ainda pouco conhecido pela população, a ação tem como propósito informar e esclarecer sobre necessidade de doadores neste momento tão difícil para alguns pacientes. 

Assista ao vídeo:


Como doar 

Para doar são necessários alguns requisitos: ter idade entre 18 a 60 anos, peso igual ou acima de 60 kg – no caso do sexo feminino, é necessário que não tenha tido gestações ou aborto –, apresentar resultado de teste positivo para covid-19 e estar sem sintomas há mais de 14 dias.

A doação é realizada mediante agendamento no Hemonúcleo de Umuarama. Clique aqui para agendar a doação.


Fonte:

Deixe seu comentário