Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Campanha orienta funcionários de postos de Umuarama sobre os riscos do benzeno

Nas visitas aos postos, os técnicos apresentam as exigências legais para a diminuição da exposição ocupacional dos trabalhadores

Publicado em 20/10/2019 às 23:19
Atualizado em

Nas visitas aos postos, os técnicos apresentam as exigências legais para a diminuição da exposição ocupacional a substância química (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Com o propósito de avaliar a situação dos distribuidores de combustíveis e orientar proprietários, funcionários e clientes sobre os riscos da exposição ao benzeno, a Secretaria da Saúde de Umuarama vem realizando uma campanha educativa com a equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Nas visitas aos postos, os técnicos apresentam as exigências legais para a diminuição da exposição ocupacional dos trabalhadores, especialmente os frentistas, a esta substância química altamente nociva à saúde. 

O benzeno é uma substância incolor, volátil, inflável, de odor adocicado, comumente absorvido pelo organismo através da respiração ou em contato direto com a pele. Ele pode também se infiltrar no corpo através da ingestão de alimentos e água contaminados. A exposição crônica pode provocar alterações na medula óssea e no sangue, levando a anemia, hemorragias, leucopenia e outros danos no sistema imunológico. 

“A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) alerta que o benzeno é cancerígeno para seres humanos, causando linfomas e leucemias, entre outros tipos da doença. Também é a causa de má formação fetal, no caso de gestantes. Por isso precisamos ficar atentos e a campanha visa esclarecer as pessoas sobre os riscos do contato com o produto”, alertou a coordenadora da Covisa, Maristela de Azevedo Ribeiro. 

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizou no último dia 15, na Praça Miguel Rossafa, um evento de lançamento da campanha. As visitas aos postos e conscientização da comunidade foram iniciadas no último dia 5 e seguem até o final de outubro. 

Neste período, os fiscais da Vigilância Sanitária percorrerão 49 postos de revenda de combustíveis na cidade divididos em quatro equipes com três fiscais cada. “O objetivo, no primeiro momento, é levar orientação para empregador, empregado e clientes. Também teremos palestras de orientação aos donos de postos com o procurador do Trabalho quanto às responsabilidades para com os colaboradores expostos ao benzeno”, acrescentou a enfermeira Edinalva Almeida Mota, fiscal da Vigilância. Ela é mestre em Promoção da Saúde e doutoranda em Ciência Animal, com ênfase em Produtos Biativos. 

Após as atividades de orientação e prevenção, a Vigilância Sanitária Municipal iniciará uma fiscalização mais rígida sobre a saúde do trabalhador nos postos de combustíveis.

Fonte:

Deixe seu comentário