Portal da Cidade Umuarama

MÊS DE ABRIL

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira

Diversas ações estão sendo preparadas para disseminar entre a população a importância desta imunização

Publicado em 17/04/2018 às 03:24
Atualizado em

O público-alvo da campanha é formado por indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa dos 6 meses até 5 anos incompletos (Foto: Divulgação )

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde – por meio da Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), inicia a campanha de vacinação contra a influenza de 2018. “Diversas ações estão sendo preparadas para disseminar entre a população a importância desta imunização, que será oferecida entre os dias 23 de abril a 1º de junho”, informou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

A mobilização nacional (o chamado “Dia D”) será em 12 de maio. “A campanha tem como objetivo vacinar 90% da população nos grupos prioritários. Durante a campanha, as pessoas deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, munidos dos documentos pessoais, cartão SUS e o cartão de vacina”, orienta a enfermeira Laís Bonetti Rubini, coordenadora Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município.

O público-alvo da campanha é formado por indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa dos 6 meses até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes de qualquer fase gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; e professores das escolas públicas e privadas.

Pertencem ainda ao público prioritário da campanha de vacinação contra a gripe pessoas de povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com receita médica constando CID da doença); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e a população privada de liberdade (detentos), bem como os funcionários do sistema prisional.

“É importante lembrar que o organismo leva até 15 dias para conferir a imunidade, por isso é importante se vacinar antes do início do inverno. Essa campanha previsa ser divulgada em todos os meios de comunicação para chegar aos grupos prioritários. Quanto mais informação, melhor. Estamos organizando várias ações para envolver a população e fazer a vacina chegar a todos que precisam”, completou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Andreia Balan.

Fonte:

Deixe seu comentário