Portal da Cidade Umuarama

Campanha de Carnaval realiza mais de 150 exames preventivos de doenças sexuais

Publicado em 24/02/2017 às 06:07

Umuarama – Uma mobilização para orientação ao público e distribuição de preservativos em um posto da avenida Paraná, próximo ao Lago Aratimbó, das 8h às 16h desta sexta-feira (24) com a equipe do Ambulatório Municipal de Infectologia, encerrou as atividades propostas pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao carnaval, visando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Desde a última segunda-feira (20) diversas atividades foram realizadas no Posto de Saúde Central, no Centro Pop – em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, liderada pela secretária Graziella Gomes de Freitas –, no Centro de Socioeducação (Cense) e em via pública. “Realizamos 156 exames, avaliando amostras de sangue por meio de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites dos tipos B e C. Mais de 60 pessoas se voluntariaram para fazer os exames e dezenas esclareceram dúvidas sobre a saúde”, informou a coordenadora do ambulatório, Priscila Jardim Baraviera.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, a descoberta precoce melhora bastante a resposta ao tratamento e permite ao portador evitar o contágio de outras pessoas do seu convívio. “A informação, o conhecimento sobre a sua situação, é a forma mais eficaz para prevenir doenças transmitidas sexualmente, como Aids e sífilis, cujo número de casos vem aumentando em Umuarama – já são 14 confirmados, apenas neste ano”, completou.

Na última segunda-feira, a programação foi aberta com uma palestra ministrada pelo infectologista Ricardo Perci no Posto de Saúde Central, além da distribuição de kits de prevenção para o público GLBT. Nesta terça-feira, foram realizados rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites para identificação e encaminhamento de pacientes (com 39 pessoas atendidas). 

Na quarta, testes rápidos foram realizados no Centro Pop – mais 22 atendimentos. Na quinta, houve palestra sobre doenças sexuais para adolescentes internados e funcionários do Cense e a mobilização desta sexta encerrou a campanha.

Fonte:

Deixe seu comentário