Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Campanha contra a influenza começa nesta terça-feira em Umuarama

Todas as unidades de saúde da cidade vão disponibilizar a vacina contra a gripe para 18 grupos prioritários

Publicado em 28/03/2023 às 08:04

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 31 de maio (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que vai iniciar a campanha de vacinação contra a influenza em Umuarama nesta terça-feira (28). O imunizante será disponibilizado em todas as unidades de saúde, inclusive nos distritos. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (que é também chamada de gripe comum) é uma determinação do Ministério da Saúde (MS) e vai até o dia 31 de maio. No dia 15 de abril acontece o Dia D.

Neste momento foram escolhidos 18 grupos prioritários e neste ano a vacinação não será escalonada, ou seja, todos os 18 grupos prioritários indicados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) serão convocados de uma só vez, conforme explica o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima. “O objetivo é facilitar o processo de imunização, além de abranger um número maior de pessoas de uma só vez”, observa.

O secretário destaca que a campanha de vacinação contra a influenza chegou 17 dias antes do que havia sido programado pelo MS nos três estados da região Sul, tradicionalmente onde faz mais frio e são constatadas maiores ocorrências de síndromes respiratórias agudas graves. “Essa antecipação chega ainda para facilitar mais a vida de todos, já que o cidadão pode ir à unidade de saúde para tomar a vacina contra a influenza e aproveitar para se imunizar contra a covid-19, por exemplo. Não há com o que se preocupar: as duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia, no mesmo momento”, garante.

A estimativa da Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde é de que existam 38.738 pessoas aptas a serem vacinadas contra a influenza em Umuarama. “Nesta primeira remessa recebemos 3.470 doses para aplicação em todos os grupos prioritários, que incluem as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, idosos com 60 anos, professores, trabalhadores da saúde, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e longo curso), entre outros”, aponta o secretário.

Dos 18 grupos prioritários estipulados pelo PNI para a campanha da Influenza 2023, dez deles já estão sendo convocados para receberem a dose bivalente da Pfizer/BioNTech contra a covid-19. “Para o Dia D, em 15 de abril, todas as vacinas do calendário nacional de vacinação estarão disponíveis para atualização da caderneta, junto da vacina contra covid-19 adulto e pediátrica e influenza. Vamos definir o cronograma e as unidades que vão concentrar os imunizantes e divulgaremos com antecedência. E para quem tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato com sua unidade de saúde”, indica Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde.

Multivacinação dia 15

Para a campanha de multivacinação, que será realizada concomitantemente com as campanhas de vacinação contra covid-19 e influenza, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar imunizantes conta Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). “Para adolescentes, teremos as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada)”, detalha Simony.

Fonte:

Deixe seu comentário