Portal da Cidade Umuarama

Superação

Cabeleireira vítima do câncer emociona com vídeo que relata sua luta; assista

Depoimento expõe a dor física e emocional que o tratamento impõe às mulheres e que atinge especialmente a vaidade

Publicado em 14/08/2020 às 07:47
Atualizado em

Samara da Costa descobriu que estava com câncer de mama em outubro do ano passado (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta semana um trecho do depoimento da cabeleireira Samara da Costa, de 24 anos, foi compartilhado em um perfil nacional no Instagram e ele acabou mostrando que a queda de cabelo ainda é encarada com muita dificuldade entre as pacientes em tratamento contra o câncer.

Samara descobriu que estava com câncer de mama em outubro do ano passado, e ter um tumor nesse local pode abalar a autoestima de qualquer mulher, porém, em seu relato, a queda do seu cabelo foi mais significativa, principalmente pelo fato dela ser cabeleireira.

A cabeleireira descobriu o nódulo de câncer em uma das mamas durante um banho

“Eu sempre gostei muito do meu cabelo, até porque sou cabeleireira, então sim, faz muita falta. E ver minhas fotos me deixa um pouco emotiva, porque foi uma das coisas que mais me doeu. Parece besteira, porque a gente sabe que o cabelo vai crescer de novo, mas dói”, disse a moradora de Umuarama.

As palavras foram extraídas de um depoimento em vídeo (veja abaixo) que Samara publicou em seu Instagram, e que ao ser compartilhado no perfil nacional Aprontei já havia recebido 896.241 visualizações até o fim da tarde desta sexta-feira (14). Mas a publicação não recebeu meramente apenas visualizações, ela provocou mensagens de apoio, e nos mostrou como é árdua a luta contra o câncer, e que por isso a sociedade deve discutir e buscar sempre a melhoria do atendimento e bem-estar das pessoas que são acometidas por essa doença.

Samara da Costa faz tratamento com quimioterapia, mas já passou por uma cirurgia para retirar o tumor e pela radioterapia

Mas nem tudo é dor no depoimento de Samara, o seu vídeo começa com conscientização, nele ela fala da importância do autoexame e da busca pelo diagnóstico precoce. A cabeleireira descobriu o nódulo de câncer em uma das mamas durante um banho e imediatamente buscou um diagnóstico e tratamento. Atualmente, ela faz tratamento com quimioterapia, mas já passou por uma cirurgia para retirar o tumor e pela radioterapia. Ela também destaca a importância do apoio familiar e do namorado e das decisões em um período difícil da vida, dando exemplo de coragem para outras mulheres que assim como ela enfrentam o câncer.

E, apesar da dor pela perda do cabelo, Samara sabe que é possível ser linda mesmo com câncer, até porque as principais características de beleza da umuaramense não estão ligadas ao físico. Samara é simpática, tem bom-humor e faz questão de enfrentar a doença de cabeça erguida. “É preciso sempre ver o lado bom dos desafios e que a vida muitas vezes nos tira algo para nos ofertar uma outra dádiva maior”, ressalta a cabeleireira.



Fonte:

Deixe seu comentário