Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Bloqueio larvário reforça combate à dengue em vários bairros de Umuarama

Umuarama tem hoje 14 casos confirmados de dengue. Os dois últimos foram descobertos no Jardim Cruzeiro e no Conjunto Ouro Verde

Publicado em 16/04/2019 às 06:13

De maneira geral a atuação é preventiva, com orientações aos moradores em visitas domiciliares (Foto: Tiago Boeing)

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza rotineiramente diversas ações para combate ao mosquito da dengue. De maneira geral a atuação é preventiva, com orientações aos moradores em visitas domiciliares, bem como distribuição de material informativo e educativo. Por outro lado também realiza ações de bloqueio e eliminação de focos quando há casos – suspeitos ou confirmados – da doença entre a população, contando com equipe própria de agentes de combate a endemias e também parceiros.

Na última semana, uma ação de bloqueio larvário realizada nos bairros San Martin, Independência e 26 de Junho contou com a participação de alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda Kamal. “O trabalho foi motivado pela notificação de um caso suspeito de dengue naquela região. Visitamos todas as unidades residenciais e comércios, realizando vistorias nos quintais, orientando a população e eliminando eventuais criadouros do mosquito”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva.

Com o apoio dos estudantes, para quem a participação contou como atividade extracurricular, os agentes visitaram 371 imóveis, conversando com os moradores de 199 residências – as outras 178 estavam fechadas. Foram eliminados 223 possíveis criadouros e encontrados cinco focos com larvas que foram recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial – exames vão apurar se são larvas de Aedes aegypti ou de outros mosquitos.

“Umuarama tem hoje 14 casos confirmados de dengue. Os dois últimos foram descobertos no Jardim Cruzeiro e no Conjunto Ouro Verde e eram as últimas notificações em análise naquela região da cidade. Esperamos agora os resultados de 56 exames de casos suspeitos, mas a tendência é que a grande maioria seja descartada”, afirmou Carlos Roberto.

A situação de controle dos casos da dengue, enquanto a doença se tornou epidêmica em várias cidades do Estado – algumas até próximas de Umuarama – se deve a uma série de ações e esforços liderados pelo município com a participação da população. “O programa Bairro Saudável recolheu quantidade recorde de lixo neste ano, mas também tivemos orientações de casa em casa à população, fiscalização de terrenos baldios e coleta de lixo eletrônico, entre outras ações”, ponderou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

O programa segue agora com palestras ambientais e na área de saúde, em escolas e outras instituições. “Mas precisamos que a comunidade permaneça vigilante em seu próprio quintal e nas imediações, pois se relaxarmos a dengue pode fugir do controle”, completou a secretária.

Fonte:

Deixe seu comentário