Portal da Cidade Umuarama

Balanço dos atendimentos na Saúde aponta investimentos e redução na fila de espera

Publicado em 04/09/2017 às 08:02

Umuarama - Os números do atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Saúde à população comprovam o volume crescente de investimentos feitos pela administração municipal para dar conta da demanda de serviços com qualidade. De 1º de janeiro deste ano até o último dia 25, foram realizadas 73.989 consultas médicas no Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – ou seja, proporcionalmente, quase 2/3 do total de habitantes de Umuarama passou por consulta com clínico geral em algum dos 25 postos de saúde do município, incluindo os distritos.

O volume é bastante expressivo, segundo o prefeito Celso Pozzobom. “Não é apenas o número de atendimentos que chama a atenção. Estamos aumentando a qualidade, a variedade de procedimentos e contratando serviços de especialistas para reduzir a fila de espera. Já atendemos mais da metade das 29.182 consultadas que estavam represadas em janeiro, acumuladas ao longo dos últimos anos”, lembrou o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, informou que de janeiro a junho deste ano foram realizadas 13.582 consultas com médicos de 17 especialidades. “São números referentes aos 6 primeiros meses do ano. Se considerarmos julho e agosto, na mesma média mensal, chegamos à marca de 19 mil consultas realizadas com especialistas – ou seja, mais de 65% da demanda acumulada. Não será possível zerar a fila de espera, pois ainda faltam médicos em algumas especialidades, mas avançamos muito no atendimento à população e reduzimos o tempo que as pessoas esperam por uma consulta”, afirmou a secretária.

O Pronto Atendimento lidera o número de consultas com 34.219 atendimentos ao longo do ano, apesar de ter ficado fechado por um período de 30 dias, quando houve a troca da empresa prestadora de serviços médicos. Depois, as unidades com maior volume de consultas são a UBS Centro Saúde Escola, na Unipar (3.893), o Posto de Saúde Central (3.510) e a UBS do Conjunto 26 de Junho (3.124). Houve mais de 2 mil atendimentos nas UBS Bem Estar, Lovat, Guarani, Jardim Lisboa, Vitória Régia, Panorama e Dom Bosco. “Se somarmos as consultas realizadas pelo médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), são mais 63.934 atendimentos nas UBS”, acrescentou Cecília.

Os procedimentos ambulatoriais realizados desde janeiro – que incluem orientação, acolhimento, aferição de temperatura, pressão arterial, administração de remédios, observação em atendimentos de urgência, curativos, suturas, testes de glicose, inalação, eletrocardiograma e outros (são 45 tipos diferentes) – somam 141.499 ações. Na área odontológica, 12.800 pacientes atendidos passaram por 71.664 procedimentos de natureza variada. O maior volume se concentrou no Centro de Especialidades Odontológicas e nas unidades do Posto de Saúde Central, Centro Saúde Escola, 26 de Junho, Jardim Cruzeiro e Vitória Régia.

O Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), que desde 31 de julho funciona em novo endereço – na rua Paulo Pedrosa de Alencar, 4311, centro, bem próximo da sede da Secretaria Municipal de Saúde – realizou 13.744 atendimentos de mulheres e crianças entre janeiro e o último dia 25 de agosto.

Outro número que impressiona é o de medicamentos dispensados. “Embora tenhamos algumas reclamações de pacientes que não encontram remédios, mesmo porque muitos procuram medicamentos fora da lista definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a grande maioria foi bem atendida. Nos 8 meses do ano foram dispensadas mais de 5 milhões de unidades (doses) dos mais variados medicamentos”, relatou a secretária Cecília Cividini.

Relatório da Farmácia Central, emitido pelo chefe da Divisão Farmacêutica da secretaria, Jader Caldas Ferraz, no primeiro quadrimestre foram dispensados 2 milhões 741 mil 735 unidades e nos quatro meses seguintes, mais 2 milhões 617 mil 320 medicamentos. “Lembramos que nesta gestão quase todas as UBS ganharam farmacêuticos para distribuir e administrar medicamentos, em períodos específicos do dia ou tempo integral, em alguns casos”, comentou Jader Ferrez.

Além de todos esses números, a Prefeitura de Umuarama ainda realizou 826 viagens transportando 5.100 pessoas (pacientes e acompanhantes) para atendimento em outros centros, como Cascavel, Maringá e Curitiba, em áreas da medicina ainda não disponíveis na Capital da Amizade.

Fonte:

Deixe seu comentário