Portal da Cidade Umuarama

Sobrecarga

Aumento de casos suspeitos de covid provoca demora nos resultados de exames

Em Umuarama, a Secretaria de Saúde envia, habitualmente, 250 exames RT-PCR ao Lacen por semana

Publicado em 18/01/2022 às 07:56

O aumento nos casos está fazendo com que os resultados demorem para ficarem prontos (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

O grande aumento nos casos de covid – confirmados e suspeitos – em todo Paraná está fazendo com que os resultados dos exames demorem até sete dias para ficarem prontos. O Lacen (Laboratório Central do Estado), que fica em Curitiba, não está conseguindo manter a regularidade de dois a três dias nas respostas.

Segundo a divisão de Monitoramento e Rastreamento de Pacientes com Covid, da Secretaria Municipal de Saúde, o encaminhamento de muitos exames (RT-PCR) faz com que o Lacen esteja sobrecarregado, provocando uma espera que pode chegar até a dez dias. “Infelizmente não há uma ação ou esforço concentrado que possamos fazer para dar agilidade a esse processo, pois independe de nosso trabalho”, comenta Claudia Andréia Venciguerra Almeida.

Sendo assim, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde afirma que não existe qualquer esforço possível para dar agilidade no processo de conclusão dos casos. “As equipes de profissionais de saúde ligadas diretamente ao atendimento de pessoas com sintomas de covid entendem que muitas pessoas fiquem ansiosas, porém é algo que escapa às nossas possibilidades de atuação. O excesso de casos é o responsável pela lentidão da resposta do Laboratório Central”, detalha. A Secretaria de Saúde envia, habitualmente, 250 exames RT-PCR ao Lacen por semana.

Fonte:

Deixe seu comentário