Portal da Cidade Umuarama

Contra a dengue

Arrastão contra a dengue no Parque Danielle retirou 30 toneladas de entulhos

Operação foi realizada pela Vigilância na região devido ao alto número de focos do mosquito identificado pelo LIRAa

Publicado em 30/01/2023 às 14:47

Trinta toneladas de lixo, móveis velhos e objetos que podem acumular água foram retirados no arrastão contra a dengue (Foto: Assessoria)

Nada menos que sete caminhões com entulhos foram levados para o Aterro Sanitário de Umuarama nesta quinta-feira (26), em operação realizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental na região do bairro Parque Danielle. Ali foi identificado o maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti da cidade – 16,7 pontos, um número considerado alarmante pelas autoridades de saúde. Trinta toneladas de lixo, móveis velhos e objetos que podem acumular água foram retirados no arrastão contra a dengue.

Segundo Renata Luzia Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, conta que a operação foi realizada nos bairros Parque Vitória Régia, Jardim Alto da Boa Vista, Parque San Remo II e no Parque Danielle. “Colocamos carros de som durante três dias, avisando sobre o arrastão e solicitando que os moradores separassem todos os tipos de materiais que pudessem apresentar algum risco de se tornar um criadouro, colocando tudo na calçada em frente a suas casas”, detalha.

Renata ressalta que a área onde foi realizado o arrastão pertence à unida básica de saúde Vitória Régia, também chamada de setor Parque Danielle. “São 24 quarteirões onde existem quase mil imóveis. O Índice de Infestação Predial (IIP) – que é a porcentagem de imóveis com a presença de Aedes aegypti – deve ser inferior a 1%, que indica baixo risco. Entre 1% e 3,9% já é considerado médio risco e superior a 4% estamos em alto risco. Segundo o último levantamento, o índice geral em Umuarama ficou em 1,6%, sendo que o Parque Danielle registrou 16,7%, ou seja, que de 100 imóveis visitados, quase 17 tinham ao menos um foco do mosquito”, comentou.

Outras localidades com alto risco de contaminação são a região da Igreja São Paulo (Guarani/Anchieta) com 10%, o Parque Cidade Jardim com 6,8%, a região da Escola Malba Tahan com 6,5%, o Ouro Branco com 6,1%, a Zona 3 com 5,3%, a Zona 2 com 4,5%, os bairros Dom Pedro I e II com 4,4% e o Parque Castelo Branco com 4,1%.

Boletim semanal da dengue

Mais um caso positivo de dengue foi registrado nesta semana pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Umuarama conta agora com 75 confirmações da doença acumuladas desde agosto do ano passado e cinco unidades de saúde em situação de alerta para dengue – as UBS São Cristóvão, Vitória Régia e Ouro Branco, o Posto de Saúde Central e o Centro de Saúde Escola (CSE). Há ainda 68 suspeitas aguardando confirmação (ou descarte) e 767 casos não se confirmaram, dentre o total de 910 notificações recebidas no atual ano epidemiológico.

Fonte:

Deixe seu comentário