Portal da Cidade Umuarama

Exemplo

Após mais de 80 doações de sangue, idoso realiza sua última em Umuarama

A fidelização na doação é essencial para a manutenção do estoque de sangue, que com a pandemia caiu 50%

Publicado em 14/09/2020 às 21:05

Jorge Amatuzi: mais de 80 doações de sangue somente em Umuarama (Foto: Lucinéia Dias Aguiar)

Por meio de uma postagem em sua fanpage, o Hemonúcleo de Umuarama agradeceu o senhor Jorge Amatuzi por sua fidelidade na doação de sangue. Prestes a completar 70 anos, idade limite para doar sangue, o idoso fez a sua última doação de sangue.

Segundo a administradora do Hemonúcleo Lucinéia Dia Aguiar, somente em Umuarama o idoso doou mais de 80 bolsas de sangue. Cada doação de sangue pode ajudar até três vidas, ou seja, o senhor Jorge ajudou a salvar muitas vidas.

“Hoje recebemos com muita alegria o senhor Jorge Amatuzi, prestes a completar 70 anos veio fazer sua última doação. Foram anos de doação, só em Umuarama mais de 80 bolsas, que honra, que orgulho!! Parabéns Jorge Amatuzi, que Deus lhe conceda muitos anos com muita saúde”, destaca mensagem na fanpage do Hemonúcleo de Umuarama.

Estoque baixo pela falta de doadores

A fidelização na doação é essencial para a manutenção do estoque de sangue, que constantemente está baixo. Com a pandemia do novo coronavírus, o Hemonúcleo de Umuarama registrou uma queda de 50% na doação de sangue, tornando crítica a situação de seu estoque.

“Os picos de alta no número de doadores são registrados apenas durante pedidos do Hemonúcleo em redes sociais, campanhas ou quando há tragédias que tocam no emocional e afetivo da população”, enfatiza Lucinéia.

Para tentar trazer os doadores novamente, o Hemonúcleo garante a segurança sanitária em tempos de covid-19, colocando sua equipe de profissionais seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários competentes. O atendimento no Hemonúcleo de Umuarama está sendo realizado após agendamento que deve ser feito no site da Secretaria da Saúde do Paraná.

O ideal, ainda de acordo com o Hemepar, é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

Para ser doador é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);   
- Pesar no mínimo 50 Kg;   
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);   
- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). 

Hemonúcleo de Umuarama

- Avenida Manaus, 4444
- CEP: 87501-060 - Centro Cívico   
- Fone: (44) 3621-8300 | Fax: 3621-8323

Fonte:

Deixe seu comentário