Portal da Cidade Umuarama

Especial

Ambulatório de Infectologia de Umuarama tem programação sobre tuberculose

Com o tema ‘Sim! Podemos acabar com a tuberculose’, campanha propõe a erradicação da doença até 2030

Publicado em 10/03/2023 às 12:19

Em Umuarama o Ambulatório Municipal de Infectologia preparou uma série de ações, que começam segunda-feira (13) (Foto: Assessoria)

Março é um mês em que os profissionais de saúde reforçam o trabalho de alertar a população sobre a tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível descoberta em 1882, causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta principalmente os pulmões. Este ano o mundo todo se une em campanha cujo tema é ‘Sim! Podemos acabar com a tuberculose’, tendo como objetivo a erradicação da doença até 2030. Em Umuarama o Ambulatório Municipal de Infectologia preparou uma série de ações, que começam segunda-feira (13) com palestra apresentada pelo médico Celso Gomes.

A coordenadora do Ambulatório, Maria de Lourdes Gianini, informa que o encontro está agendado para as 9h e é direcionado à população em situação de rua, porém qualquer pessoa interessada pode participar. “Além das informações que serão repassadas pelo Dr. Celso, também teremos indicações importantes da psicóloga Lucinéia Ceolin e apresentação especial da estagiária em psicologia Lorena Ruiz. O evento será no Ambulatório”, conta.

A mesma ação será repetida na segunda-feira da próxima semana, dia 20, também às 9h no Ambulatório. “Já na terça-feira, dia 21, a equipe vai até a unidade do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) às 8h40 para falar a usuários de substâncias psicoativas atendidos nesta unidade. Na quarta-feira, dia 22, a palestra será apresentada às 8h na Academia da Saúde (no bairro Cidade Alta/Belvedere) aos usuários do SUS e a grupos da terceira idade”, relata.

Ela acrescenta que a palestra também será apresentada a grupos da terceira idade na unidade local do Sesc às 15h do dia 27 e finalmente para alunos do curso técnico em enfermagem da Escola Estadual Professora Hilda Kamal, às 9h30 do dia 31. “É muito importante a participação da comunidade, de pessoas afetadas pela doença e de profissionais de saúde nessa luta, que é mundial. A Secretaria Municipal de Saúde seguramente vai fazer sua parte”, pontua.

Fonte:

Deixe seu comentário