Portal da Cidade Umuarama

Nesta terça

Ambulatório de Infectologia de Umuarama oferece testes rápidos gratuitos

Ação é parte da campanha de orientação e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e Aids em alusão ao Julho Amarelo

Postado em 09/07/2019 às 09:12 |

Os interessados poderão comparecer ao Ambulatório de Infectologia das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h (Foto: Ilustrativa/Arquivo Prefeitura de Umuarama)

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde convida a população para testes rápidos que serão realizados gratuitamente nesta terça-feira (09) para identificar casos suspeitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os interessados poderão comparecer à unidade das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h – o endereço é Avenida Rio Branco, 4488, Zona I, fundos do Pronto Atendimento Municipal.

A ação é parte da campanha de orientação e prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis e Aids) em alusão ao Julho Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre hepatites virais e a importância de saber que é um portador, para interromper uma cadeia de contágio.

Outro fator importante é iniciar o tratamento o quanto antes, em caso de resultado positivo. Quanto mais rápido for iniciada a medicação e os cuidados necessários, maiores são as chances de cura e – no caso da Aids – de se levar uma vida praticamente normal. Mais informações pelo fone (44) 3906-1033.

Por outro lado, o Ambulatório de Infectologia realizou na última semana uma capacitação com o médico infectologista Ricardo Delfini Perci para profissionais das unidades básicas de saúde (UBS). “Reunimos técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde (ACS), auxiliares de consultório dentário (ACD) e auxiliares gerais para o treinamento, em alusão ao Julho Amarelo, quando aprofundamos a abordagem sobre as hepatites virais”, lembrou a assistente social do ambulatório, Maria de Lourdes Gianini.

A capacitação aconteceu no último dia 5, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert. “É importante lembrar que os profissionais médicos e enfermeiros das UBS já foram capacitados com as mesmas informações, no dia 14 de junho”, completou a assistente social.

Fonte:

Deixe seu comentário