Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Ajude: Umuarama pede a pacientes curados de covid-19 que doem plasma

Esse derivado do sangue tem dado ótimos resultados no tratamento de pacientes em estado grave

Publicado em 23/11/2020 às 23:59

A cada dia, mais pessoas precisam de internamento e alguns casos se agravam rapidamente. Com a transfusão de plasma é possível dar esperança de uma recuperação mais rápida aos doentes (Foto: AEN)

A Secretaria Municipal de Saúde solicita o apoio de pacientes já curados da covid-19, e que estejam em boas condições de saúde, para que façam a doação de sangue ao Hemonúcleo Regional de Umuarama para a produção do plasma hiperimune. Esse derivado do sangue tem dado ótimos resultados no tratamento de pacientes em estado grave, em decorrência de complicações da doença, internados em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Para a secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, quem já passou pela covid-19 e se recuperou entende a gravidade da doença. “Além de auxiliar no tratamento e facilitar a recuperação de muitos doentes, isso é um bonito gesto de amor ao próximo. O número de casos tem aumentado muito em Umuarama. A cada dia, mais pessoas precisam de internamento e alguns casos se agravam rapidamente. Com a transfusão de plasma é possível dar esperança de uma recuperação mais rápida aos doentes”, explicou.

Porém, o número de doadores ainda é bem pequeno. “Já temos mais de 1.360 pessoas recuperadas e poucas procuraram o Hemonúcleo para fazer a doação. Precisamos conscientizar a população para esse gesto que ajuda a salvar vidas. Lembremos que 26 pessoas já morreram por causa da Covid-19 em Umuarama”, reforçou a secretária.

O coordenador do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, disse que hospitais da cidade e região tem buscado plasma em cidades distantes, até em Curitiba, devido à indisponibilidade. “Raramente recebemos pessoas recuperadas da covid-19 para doar sangue. É bom lembrar aos doadores que já se curaram da doença, que podem voltar a doar sangue normalmente e agora, com essa necessidade de plasma hiperimune para tratamento, a doação se tornou ainda mais importante”, afirmou.

Francisconi explica que neste caso a doação deve ser feita no período de 45 a 180 dias após o diagnóstico de cura da doença. O doador deve comparecer ao Hemonúcleo portando documento de identidade com foto, realizar um cadastro (ou atualizar o existente, se for o caso) e levar também o exame da unidade de saúde que comprova a sua condição de recuperado. “Outra dica é estar bem alimentado, ter tomado um bom café da manhã ou vir após o almoço. Aqui no Hemonúcleo também fornecemos alimentos na parte da manhã”, acrescentou.

A doação pode ser feita das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para evitar espera, o doador pode agendar a sua doação nos sites www.saude.pr.gov.br/doacao e www.pia.pr.gov.br ou obter maiores informações pelo telefone 3621-8307.

Fonte:

Deixe seu comentário