Portal da Cidade Umuarama

CONSCIENTIZAÇÃO

Ações do Agosto Azul valorizam a saúde do homem em Umuarama

A campanha tem atingido o objetivo, que é oferecer atendimento aos homens e despertar a atenção para a prevenção em saúde

Publicado em 30/08/2018 às 02:51

Secretaria de Saúde já avalia positivamente a campanha, que atingiu resultados satisfatórios no município (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A conscientização e o incentivo à prevenção e detecção precoce de diversas doenças que atingem crianças, adultos e idosos – em números cada vez maiores – são as melhores formas de combater esses males, de acordo com autoridades da área de saúde. Para o público masculino, existe uma campanha que chama a atenção para a importância de hábitos saudáveis e preventivos para a saúde do homem, o Agosto Azul.

Em Umuarama, a ação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e conta com o engajamento de diversos parceiros, como as unidades básicas de saúde, entidades e até mesmo a Agência do Trabalhador, que faz parte da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. De acordo com a coordenadora Camila Orlandini, a equipe da agência apoiou e participou efetivamente da campanha, levando usuários a realizarem os testes gratuitos oferecidos.

No último dia 27 foram realizados 51 testes de HIV, hepatites B e C e sífilis. “Embora o alvo tenha sido os homens, a participação não ficou restrita ao público masculino. Algumas mulheres que estavam na agência também realizaram os testes. Nesse Agosto Azul, deixo aqui uma reflexão: Você está cuidando da sua saúde?”, apontou a coordenadora.

A campanha tem atingido o objetivo, que é oferecer atendimento aos homens e despertar a atenção para a prevenção em saúde, informou Simony Rodrigues Bernadelli, da coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria de Saúde de Umuarama. “Estamos chegando ao final da programação nesta sexta-feira, 31, com a sensação de dever cumprido. A mobilização foi grande, com muito envolvimento das equipes e o resultado são números expressivos de atendimentos, orientações, dúvidas esclarecidas e conscientização”, afirmou.

A secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, parabenizou a equipe pelo empenho e disse que o resultado de todo esse trabalho é mais saúde para o homem e a consciência de que todos devem se cuidar preventivamente, antes que os males apareçam. Nesta quinta-feira, 30, a programação foi desenvolvida nas UBS San Remo (pela manhã), Vitória Régia (no final da tarde) e Guarani, no início da noite. Nesta sexta, o encerramento da Campanha Agosto Azul será na UBS Cidade Alta, com atendimento a partir das 7h30. “Todos os homens da região estão convidados”, completou Cecília.


Fonte:

Deixe seu comentário