Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Acispar e Cosems aprimoram integração em prol dos consórcios de saúde

Entidades promoveram encontro em Curitiba, na última quinta-feira (18), para discutir o atendimento especializado à saúde

Publicado em 22/07/2019 às 07:55
Atualizado em

Membros da Acispar e Cosems durante encontra na Capital do Estado (Foto: Acispar)

O presidente da Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná) e do Cisa-Amerios (Consórcio Intermunicipal de Saúde), prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, participou em Curitiba, nesta quinta-feira (18), de uma produtiva reunião com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Cristiane Pantaleão (que participou por videoconferência), e outras autoridades.

“O encontro foi muito produtivo e demonstrou a excelente integração entre as instituições em prol do atendimento especializado à saúde”, destaca Nilson Manduca, coordenador do Cisa.

“Os municípios arcam com cerca de 80% dos custos com consultas especializadas, exames, cirurgias e procedimentos realizados através dos consórcios no quadro atual e o Ministério da Saúde e o governo do Estado custeiam apenas alguns programas e serviços”, ressalta.

Foram abordados assuntos como o conceito de consórcio (é consenso que os consórcios públicos não são meros prestadores, mas instrumento relevante de organização, regionalização e respaldo às gestões municipais); contextualização do processo de implementação do Planejamento Regional Integrado (PRI); compartilhamento da pauta encaminhada pela Acispar ao Ministério da Saúde, que abrange a produção dos consórcios e o percentual de participação dos 3 entes federativos no financiamento das gestões e a delimitação de uma agenda de encontros mensais para o aprimoramento da parceria.

A próxima reunião ocorrerá em agosto. “Foi um momento muito importante para a saúde do Paraná. Estamos certos que o encontro trará bons frutos para todos os municípios do Estado”, finaliza Manduca.

Fonte:

Deixe seu comentário