Portal da Cidade Umuarama

Dengue

A importância de eliminar focos do Aedes aegypti no inverno em Umuarama

A eliminação dos criadouros feita no inverno garante um próximo verão livre de epidemia

Publicado em 06/06/2018 às 22:43

O mosquito da dengue se reproduz em lugares que contenham água parada que esteja limpa ou pouco poluída (Foto: Divulgação)

Com a chegada do inverno, que começa na próxima quinta-feira (21), a preocupação com a dengue tende a diminuir. O que muitos não sabem é que a estação que registra menor número de casos é ideal para intensificar o trabalho de prevenção. A eliminação dos criadouros feita nesta época do ano garante um próximo verão livre de epidemia.

Em Umuarama a prevenção deve ser ainda mais especial, porque a cidade conseguiu alterar um quadro adverso. Depois de meses em situação de alerta por conta da presença de larvas do mosquito da dengue em bairros da cidade, o novo Levantamento de Índice Rápido para Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado no último mês, revela um aspecto de controle na maioria dos locais visitados pelos agentes de combate à endemias

Nos primeiros quatro meses do ano, Umuarama teve um índice médio de infestação de 6,3%, já em maio, após algumas medidas da Prefeitura, como a ação de recolher entulhos por meio do programa Bairro Saudável, o Liraa apresentou um índice de 0,7%, enquanto o nível considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 1%.

Desde o início do ano, Umuarama já registrou 60 casos suspeitos de dengue, dos quais 41 foram descartados, 17 seguem em investigação e dois foram confirmados, na zona 3 (próximo ao campus sede da Unipar) e no Jardim Morumbi – que pretende à UBS do Conjunto Residencial Cidade Alta. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população ajude no combate ao mosquito da dengue, eliminando recipientes que possam acumular água e denunciando situações de descaso.

Fonte:

Deixe seu comentário