Portal da Cidade Umuarama

Conquista na saúde

1º Banco de Leite Humano de Umuarama funciona com laboratório próprio

A atuação do Banco de Leite Humano contribui na redução da mortalidade infantil em Umuarama e região

Publicado em 09/03/2023 às 15:37
Atualizado em

O Banco de Leite Humano funciona anexo às dependências do Centro Mãe Paranaense, na Rua Ministro Oliveira Salazar (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

As atividades de pasteurização do 1º Banco de Leite Humano de Umuarama já foram iniciadas, com o processo completo sendo realizado no laboratório próprio, localizado em anexo às dependências do Centro Mãe Paranaense, na Rua Ministro Oliveira Salazar.


O objetivo da instalação da unidade é pasteurizar o leite humano recebido pelas doadoras. Todo o processo de pasteurização é feito pela equipe multidisciplinar do BLH.

Luiz França - Presidente da Norospar e médico responsável pelo BLH

Importância do BLH

“Nós notamos que depois da criação do Banco de Leite, o índice de mortalidade infantil caiu assustadoramente, de dois dígitos para um dígito, considerando todos os municípios abrangidos pela 12ª Regional de Saúde de Umuarama. A importância é essa: salvar a vida dos bebês que estão precisando”.

Luiz França - Presidente da Norospar e médico responsável pelo BLH

A implantação do Banco de Leite Humano Norospar contou com o apoio do Rotary Internacional, Fundação Rotaria, Distrito 4630, através do Rotary Club de Umuarama Catedral. Juntos os Clubs investiram recursos para aquisição de equipamentos para a pasteurização do leite humano captado.

Valdete Sperandio Cruz - Presidente do Rotary Club de Umuarama Catedral

Sonho realizado

“Ver o processo de pasteurização do leite humano sendo realizado em Umuarama é uma realização. Desejo que possamos comemorar cada vida salva, já que o leite é isso: são gotas de ouro que salvam vidas”.

Valdete Sperandio Cruz - Presidente do Rotary Club de Umuarama Catedral

A Implantação do Banco de Leite Humano de Umuarama é um importante avanço para a saúde da população materno-infantil da região. Além disso, a atuação do serviço vai além da parte técnica de captação, testagem e pasteurização do leite humano para alimentar os bebês. O trabalho envolve atendimento às mães na amamentação, orientação quanto aos cuidados com as mamas, com informações e segurança às mulheres na hora de amamentar.

Fonte:

Deixe seu comentário