Portal da Cidade Umuarama

Ventania

Temporal derruba torres e deixa 170 mil sem eletricidade na região de Umuarama

As nove torres de linha de alta tensão que foram ao chão ligavam Assis a Umuarama, de acordo com a Copel

Publicado em 14/10/2021 às 12:06
Atualizado em

As nove torres da linha de transmissão Assis/Umuarama de 138kV foram ao chão (Foto: Copel)

Cerca de 170 mil unidades consumidoras da Copel na região Noroeste chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido durante a madrugada desta quinta-feira (14). A empresa também confirmou a queda de nove torres de transmissão de energia elétrica entre Assis e Umuarama. O evento climático também provocou estragos na rede elétrica nas regiões Oeste e Sudoeste.

As torres que foram derrubadas ficam entre Jesuítas e Carajás, no Oeste, e sua reconstrução será importante para a recomposição do sistema de alta tensão, garantindo a flexibilidade de operação do sistema. Porém, as três subestações atendidas pela linha têm abastecimento alternativo, e por isso a queda das torres não está causando diretamente falta de luz aos consumidores.

Segundo a Copel, o atendimento prioritário é dedicado às redes que atendem hospitais e unidades de saúde, além da recomposição das fontes de alimentação de 15 municípios da região de Umuarama que tiveram o fornecimento quase totalmente interrompido. Confira abaixo as cidades atingidas:

Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Farol, Francisco Alves, Mariluz, Mato Rico, Mirador, Moreira Sales, Nova Olímpia, Porto Rico, Querência do Norte, Rancho Alegre do Oeste, Santo Antônio do Caiuá, São Pedro do Paraná e Tapira.

Especificamente em Umuarama, a Copel identificou 2,7 mil unidades consumidoras sem energia elétrica no início da manhã. A Capital da Amizade também foi atingida pelo temporal severo que derrubou árvores, destelhou residências e danificou comércios.

Em caso de rajadas de vento a orientação da Defesa Civil é de não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Em qualquer emergência acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.


Fonte:

Deixe seu comentário