Portal da Cidade Umuarama

Paranavaí

Prefeitura esclarece vídeo de servidor tapando buraco com o pé

Situação foi criticada por alguns moradores da cidade, que acreditavam que ele estava fazendo o trabalho que deveria ser feito por uma máquina

Publicado em 02/02/2018 às 06:34

A prefeitura da cidade se manifestou e informou que, na verdade, o trabalho de fixação ainda é feito por um rolo compactador (Foto: odiario.com)

Um vídeo, divulgado nas redes sociais nos últimos dias, mostra um servidor da Prefeitura de Paranavaí aplicando materiais para tapa-buraco e fixando-o com o pé. A situação foi criticada por alguns moradores da cidade, que acreditavam que ele estava fazendo o trabalho que deveria ser feito por uma máquina apropriada. 

Nesta quinta-feira (1°), a prefeitura da cidade se manifestou e informou que, na verdade, o trabalho de fixação ainda é feito por um rolo compactador e que o servidor apenas estava quebrando "os pequenos torrões que se formam no material ensacado, preparando o local para o que o rolo compactador pudesse passar depois e finalizar o serviço".

Eles também explicam que o material usado para tapar os buracos mudou e mudou também a forma de aplicação e que o peso do servidor "não chega nem perto de compactar o material no solo".

Confira o comunicado da prefeitura, divulgado também nas redes sociais:

"O fato é que, antes, o tapa buraco era feito com PMF, que é uma mistura à frio, Hoje, o município faz o serviço com o CBUQ, que é um material à quente e considerado o melhor tipo de produto no mercado porque é produzido com polímeros (borracha incorporada), o que torna o material de alta qualidade e maior durabilidade, mas também exige um pouco mais para se trabalhar com ele.

O CBUQ precisa que, após aplicado no local, seja passado um rolo compactador por cima para assentar o material no nível do asfalto. Claro que o peso do servidor pisando no CBUQ não chega nem perto de compactar o material no solo. O que ele estava fazendo no vídeo era pisotear para quebrar os pequenos torrões que se formam no material ensacado, preparando o local para que o rolo compactador pudesse passar depois e finalizar o serviço.

Atualmente, o município só tem um rolo compactador para fazer o serviço em todas as ruas por onde passamos fazendo o tapa buraco. Então as equipes vão preparando os locais para que a máquina venha depois finalizando o serviço.

Mas temos uma boa notícia: no próximo dia 8 de fevereiro teremos uma licitação na Prefeitura para a compra de mais um rolo compactador, o que vai agilizar o serviço e nos ajudar a deixar as ruas em melhores condições de trânsito".

Deixe seu comentário