Portal da Cidade Umuarama

CRIMINAL

Prefeito de Iporã e ex-secretário são denunciados por lavagem de dinheiro

De acordo com a denúncia do MP, os dois foram responsáveis por diversas operações bancárias suspeitas em 1997 e 2001

Publicado em 14/08/2019 às 07:36

Roberto da Silva (PSDB), atual prefeito de Iporã, era chefe de gabinete do município (Foto: Divulgação)

Em Iporã, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca, apresentou denúncia criminal por lavagem de dinheiro contra o prefeito da cidade, Roberto da Silva (PSDB) e o ex-secretário municipal de Finanças e Administração.

O MPPR sustenta que, entre os anos de 1997 e 2001, os dois foram responsáveis por diversas operações bancárias indevidas que movimentaram perto de R$ 1,5 milhão. O atual gestor era chefe de gabinete do Município na época

Na ação penal, a Promotoria relata que os dois agentes públicos realizaram aproximadamente 1.500 operações bancárias em contas particulares para apropriação de verbas municipais e posterior ocultação e dissimulação dos valores desviados do erário. Os dois também incorreram em peculato, mas esse crime já prescreveu – daí a denúncia destacar apenas a lavagem de dinheiro.

Como os fatos denunciados não têm relação com a gestão atual, o Tribunal de Justiça do Paraná entendeu que não cabia foro privilegiado para o atual prefeito. Assim, o processo ficou a cargo da Promotoria de Iporã.


Fonte:

Deixe seu comentário