Portal da Cidade Umuarama

Serviço essencial

MP pede abertura das creches durante as férias em cidades da região de Umuarama

A Promotoria de Justiça indicou prazo de 30 dias para um retorno oficial a respeito da proposição ministerial

Publicado em 25/05/2023 às 11:09

Foi recomendado aos gestores que sejam mantidos em funcionamento, “em período integral (matutino e vespertino), nos meses de férias escolares, de forma ininterrupta, os serviços de educação infantil (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

O Ministério Público do Paraná (MPPR) expediu recomendações administrativas dirigidas aos municípios de Cafezal do Sul, Iporã e Francisco Alves. A intenção do MPPR é garantir a manutenção do funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil nas três cidades mesmo durante o período de férias escolares – especialmente o atendimento a crianças de até três anos de idade (“creches”).

Nos documentos, apresentados aos gestores municipais em reunião realizada na última semana pela Promotoria de Justiça de Iporã, responsável pela comarca, o Ministério Público sustenta, entre outras questões, que “a interrupção dos serviços de educação infantil no período de férias escolares prejudica toda a família e a criança, que corre o risco de ficar sozinha em casa ou sob a responsabilidade de irmãos menores para os pais poderem trabalhar”. A Promotoria informa ainda ter recebido relatos de pais de crianças surpreendidos pelo fechamento dos Cemeis, o que seria indevido.

Assim, foi recomendado aos gestores que sejam mantidos em funcionamento, “em período integral (matutino e vespertino), nos meses de férias escolares, de forma ininterrupta, os serviços de educação infantil, notadamente para os pais que estão trabalhando e não possuem familiares para cuidar de suas crianças, mediante prévia triagem e assinatura de termo de declaração atestando a efetiva necessidade da prestação do serviço”. A Promotoria de Justiça indicou prazo de 30 dias para um retorno oficial a respeito da proposição ministerial.

Fonte:

Deixe seu comentário