Portal da Cidade Umuarama

bela iniciativa

Morador de Douradina dá exemplo ao transformar terreno baldio em horta

O que antes era um terreno cheio de mato, agora virou uma fonte de vida e alimentos para a comunidade

Publicado em 21/02/2020 às 00:46

Projeto foi idealizado pelo servidor público Claudinei Bússola (Foto: Arquivo Pessoal)

Enquanto o mato alto toma conta dos terrenos vazios nos bairros de Douradina, que atualmente enfrenta uma epidemia de dengue, um morador do Parque Agostinho decidiu fazer colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e transformar o terreno baldio próximo a sua casa em uma horta.

O projeto foi idealizado pelo servidor público Claudiney Bússola, de 49 anos. Mais conhecido como 'Ney da Prefeitura', o morador da Rua Elias Alves de Queiróz, disse ao Portal da Cidade Douradina que além de uma paisagem desagradável, o local vivia cheio de mato, propício para a proliferação de animais peçonhentos, como: cobras, aranhas e escorpiões, até que ele pediu a autorização do proprietário para fazer uma horta no local, o que foi prontamente aceito.  


Ney conta que a iniciativa surgiu após sofrer um acidente de carro no ano de 2018. "Eu fiquei quase dois anos sem poder trabalhar devido ao meu acidente, e como tinha esse terreno ao lado da minha casa, conversei com o proprietário e ele limpou o terreno e deixou eu aproveitar o espaço".

"O trabalho pesado quem fazia eram os meus amigos Luiz Bonati, Waldinei Rodrigues e Cleberson Rodrigues. Eles que me ajudaram a fazer a horta e a estufa. Devido ao acidente, eu só plantava. Na hora de carpir contava com a ajuda do meu pai, José Bússola, popular 'mandioca", explica Ney. 

União faz a força 

Atualmente o terreno de 312 metros quadrados dá alface, almeirão, rabanete, pepino, quiabo, mandioca, milho, entre outros alimentos. Desde então, o bom exemplo se espalhou e outros moradores do bairro também começaram a fazer o mesmo.


"O bom disso tudo é que a gente não comercializa as hortaliças, a gente doa para os vizinhos, para os amigos e os parentes. Para quem nasceu na roça, assim como eu, é muito bom ver uma semente germinar, crescer e dar fruto. Isso é muito gratificante", disse. 


Se tiver um terreno baldio ao lado da sua residência, descubra quem é o proprietário, converse com ele e transforme espaços abandonados em horta. "Considero um lazer. Nas horas vagas além de poder zelar, você tem a oportunidade de plantar e colher vários legumes e verduras", afirma o idealizador do projeto.

Fonte:

Deixe seu comentário