Portal da Cidade Umuarama

pet amigo

Milhares de animais são castrados na região e mais cidades serão beneficiadas

A ação faz parte Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos do Governo do Estado. Prefeitura de Umuarama já solicitou convênio ao programa

Publicado em 12/07/2020 às 21:43
Atualizado em

O perfil dos animais a serem castrados são definidos pelas prefeituras (Foto: AEN)

A Diretoria de Políticas Ambientais, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, está na Região Noroeste do Estado com o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos. A ação iniciou em Campo Mourão, no domingo (5) e já passou, também, por Corumbataí do Sul e Luiziania, realizando mais de mil castrações. Na sequência serão atendidos Araruna, Engenheiro Beltrão, Alto Paraná e Cambira.

O prefeito Celso Pozzobom protocolou junto à Sedest na última quarta-feira, 8, pedido para inclusão do município no programa. O objetivo é realizar a castração de, pelo menos, mil animais recolhidos das ruas da cidade.

O Programa integra o Plano de Governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a partir de convênio firmado com os municípios em 2019, por meio de dois pregões eletrônicos (1324/2019 e 1400/2019). O recurso - R$ 2,4 mi - é oriundo de emendas parlamentares e atenderá mais de 15 mil animais em 45 cidades do Estado, nesse primeiro momento.

Além disso, as castrações fazem parte da linha de atuação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em atendimento às diretrizes da Saúde Única, para diminuir ninhadas indesejáveis e, consequentemente, o abandono de animais nas ruas e a prevenção de zoonoses. A Saúde Única prevê a instituição de políticas públicas integradas, visando à saúde do ser humano, dos animais e do ambiente onde o homem está inserido.

Nesse contexto, a Saúde Única centra ações para evitar a incidência de doenças tanto nos humanos quanto em animais que convivem num mesmo espaço jurisdicional. O programa de castração de cães e gatos foi pensado para evitar o crescimento populacional dos animais de rua, numa ação conjunta com Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com a destinação de verbas de emendas parlamentares.

O secretario estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, reforçou a importância das politicas de Saúde Única implementadas pelo Governo Estadual, desde o início da gestão, em 2019. “Durante a pandemia, a saúde do animal se encaixa como serviço essencial e está inserida no escopo da Saúde Única. Estamos aplicando ações efetivas para o controle de enfermidades das pessoas em convívio com os animais”.

A diretora Fabiana Campos, responsável pelo Programa, ressalta a importância da ação frente à pandemia do coronavírus. “Num momento que se tem falado tanto de cuidados com a saúde para evitar a proliferação de doenças, é de extrema importância que a gente tenha atenção para essa temática da Saúde Única e para a castração de cães e gatos que estejam em situação de rua, nos abrigos de proteção animal e de tutores de baixa renda que não conseguem arcar com os custos da cirurgia”.

AÇÃO – Com os convênios firmados, as prefeituras fazem o cadastramento com base em critérios pré-estabelecidos. O cronograma de execução está sendo enviado para agendamento das cirurgias.

Todos os animais deverão estar cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia e os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam com segurança. Após a castração, cães e gatos recebem um microchip, cujo número também constará no Pet Amigo.

Fernanda Gós Braga, Coordenadora de Recursos Naturais, informou que até o dia 17 de julho, a equipe da empresa Patas de Ouro, vencedora de dois dos cinco lotes disponibilizados pelos pregões, encerra o trabalho nas localidades citadas.

No mês de agosto, a agenda continua em Quarto Centenário, Janiópolis, Terra Boa, Florida, Bituruna e São Miguel do Iguaçu. Nas próximas semanas, uma nova licitação será realizada e vai atender mais 60 municípios paranaenses.

Municípios que já fazem parte do programa

Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado. O cronograma com as datas das castrações é enviado pelas empresas prestadoras do serviço às prefeituras. Em função da pandemia nem todos os municípios estão com as datas definidas.

Confira os municípios e a quantidade de animais atendidos:

Campo Mourão (553), Corumbataí do Sul (316), Luiziana (379), Araruna (190), Engenheiro Beltrão (379), Alto Paraná (184), Paranavaí (553), Cambira (151), Jandaia do Sul (166), Apucarana (277), Sarandi (277), Maringá (277), Mamborê (379), Quarto Centenário (505), Janiópolis (316), Peabiru (553), Terra Boa (631), Flórida (139), Borrazópolis (360), Bituruna (56), Capanema (166), Colombo (360), Foz do Iguaçu (553), Imbituva (111), Itaperuçu (553), Matelândia (139), Pinhais (553), Piraquara (277), Santo Antônio do Sudoeste (139), São José dos Pinhais (553), São Miguel do Iguaçu (719), Alto Paraíso (231), Alto Piquiri (385), Altônia (308), Cruzeiro do Oeste (231), Esperança Nova (154), Guaíra (462), Icaraíma (308), Iporã (308), Maria Helena (231), Mariluz (385), Perobal (231), Pérola (385), Santa Isabel do Ivaí (231) e Tapejara (462). 


Fonte:

Deixe seu comentário