Portal da Cidade Umuarama

Natureza

Incêndio consome 30 mil hectares do Parque Nacional de Ilha Grande; VÍDEO

Fogo na unidade de conservação ambiental começou no último dia 12 e se alastrou a uma velocidade de 4,16 km/h, segundo o Corpo de Bombeiros

Publicado em 16/08/2019 às 06:58
Atualizado em

A queimada no Parque Nacional de Ilha Grande atingiu nível considerado extremo (Foto: Corpo de Bombeiros)

Há quase cinco dias, o Parque Nacional de Ilha Grande (PR) vem sofrendo com queimadas que já destruíram 30 mil hectares. Em comunicado à imprensa na noite desta quinta-feira (15), o Corpo de Bombeiros informou que os incêndios se concentravam na porção Sul e Norte da unidade de conservação ambiental e são combatidos por 65 homens.


“A frente norte venceu com sucesso as chamas na várzea continental, na altura do córrego Guarani e na ponta norte da Ilha Grande (ambos os locais em Alto Paraíso), dando início ao monitoramento, o qual se estenderá por tempo indeterminado”, destacou o tenente Wiliam Marques, do Corpo de Bombeiros.


Outra frente está se preparando para conter o fogo que avança em direção à porção sul do parque nacional.

O clima seco, as temperaturas com média de 30ºC, umidade abaixo de 40% e ventos acima de 49 km/h, segundo Simepar, criam uma situação favorável para o aparecimento de grandes incêndios florestais na região. “Conforme categorias de velocidade de propagação de incêndios florestais, a queimada em Ilha Grande atingiu nível considerado extremo”, disse o militar.


Segundo ainda o Corpo de Bombeiros, o fogo em ilha Grande começou no último dia 12 na praia do Paracaí e na lagoa Jatobá, se alastrando pela unidade de conservação ambiental ao longo da madrugada do dia 13 a uma velocidade de 4,16 km/h, consumindo os 30 mil hectares.


Estão envolvidos na ação de combate ao incêndio em Ilha Grande: ICMBio – órgão gestor da unidade –, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, Coripa e prefeituras de Altônia, São Jorge do Patrocínio, Icaraíma e Alto Paraíso.


“Esteve presente hoje [quinta, 15] também os bombeiros do Mato Grosso do Sul, eles irão compor equipe num esforço pelo canal sul mato-grossense do parque nacional”, complementou o tenente do Corpo de Bombeiros.

Fotos: Corpo de Bombeiros
Vídeo: Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar

Fonte:

Deixe seu comentário