Portal da Cidade Umuarama

Pesca

IAT informa que o período da piracema não será alterado neste ano

Boatos que circulam em grupos de mensagens instantâneas utilizados por pescadores indicam de forma errônea a antecipação da piracema

Publicado em 10/09/2020 às 21:03
Atualizado em

A piracema tem como objetivo proteger o estoque de peixes nativos no Estado (Foto: Guilherme Turcato)

Nesta semana surgiram rumores entre pescadores de Umuarama e região de que a piracema poderia começar já no início do próximo mês. Tradicionalmente, a piracema – que é o período de reprodução de peixes – limita a prática da pesca de 1º de novembro a 28 de fevereiro.

Os rumores da alteração de data ganharam força em grupos de mensagens instantâneas utilizados por pescadores, que na região de Umuarama são numerosos em razão da proximidade dos municípios com o Rio Paraná, onde as pescas amadora e profissional são muito difundidas.

Conforme o IAT, o período da piracema não deve por enquanto sofrer alterações. “A princípio a piracema continua sendo de 1º de novembro a 28 de fevereiro”, informou o órgão estadual em comunicado enviado ao Portal da Cidade Umuarama.

Piracema 

A piracema tem como objetivo proteger o estoque de peixes nativos no Estado. É durante esse período que a maioria das espécies nativas estão em fase migratória e reprodução.

Nas bacias do Paraná e Iguaçu existem mais de 100 espécies de peixes de diferentes comportamentos, parte destas consideradas espécies migradoras. Elas reproduzem pelo menos uma vez ao ano, sendo no período mais quente do ano.

Fonte:

Deixe seu comentário