Portal da Cidade Umuarama

SÃO JORGE

HV da Unipar atende animal encontrado em incêndio em Ilha Grande

Bebê cervo se perdeu da mãe e foi capturado machucado

Publicado em 09/10/2017 às 08:27

O hospital veterinário da Universidade Paranaense – Unipar recebeu, na quinta-feira, um paciente especial, que mudou a rotina do ambiente acadêmico: um cervo galheiro, de dois meses, que se perdeu da mãe e foi capturado machucado, após um incêndio na Ilha Grande, em São Jorge do Patrocínio/PR.

O cervo foi atendido pelo professor do curso de Medicina Veterinária, Salviano Belettini, especialista em animais selvagens; para o atendimento, ele contou com o auxílio de outros médicos veterinários do HV e acadêmicos. O animal passou pela sala de diagnóstico por imagem; a radiografia acusou fratura em um dos ossos do antebraço. Os médicos veterinários Diogo Camillo e Michelle Camillo, de São Jorge do Patrocínio (egressos do curso de Medicina Veterinária) foram os primeiros a atender o animal.

É que eles fazem trabalho voluntário em uma chácara que acolhe animais silvestres para reabilitação. O cervo foi levado para lá, antes de eles trazerem para o HV. “Percebemos que o animalzinho precisava de atendimento especializado, por isso recorremos ao HV, onde fomos prontamente atendidos”, conta Diogo. Segundo o professor Salviano, com alguns cuidados o animal tem grandes chances de se recuperar: “A princípio, com imobilização e tratamento medicamentoso, acredito que a fratura vai ser resolvida; posteriormente, dependendo da evolução do quadro, ele poderá ser reintegrado à natureza”.

Este é um entre os vários casos especiais que o HV atende no dia a dia. Ao longo dos seus 19 anos de história, já fez incontáveis atendimentos a animais silvestres, uma das especialidades do HV. Leão, tigre, macaco, raposa, quati, coruja e cobra são alguns exemplos de pacientes selvagens recebidos. Os primeiros trabalhos nesta área foram realizados pelo professor doutor José Ricardo Pachaly, que é referência internacional nesta modalidade; na Unipar, Pachaly leciona na graduação e nos cursos de especialização e de mestrado e doutorado em Ciência Animal.

Salviano foi aluno de Pachaly. Ele conta que atender animais silvestres é diferente em relação aos domésticos: “O que muda são os métodos de abordagem e de logística... precisamos tirar os animais domésticos de perto, para que os silvestres não se estressem e não venham a ter maiores complicações, ou seja, precisamos isolar o espaço em que vamos trabalhar. Dá um pouco mais de trabalho, mas no final é gratificante poder aliviar ou acabar com o sofrimento dos bichinhos”.

Queimadas

O secretário de meio ambiente de São Jorge do Patrocínio, Ronaldo Bunzel, acompanhou o procedimento no HV. Ele lamentou o fato. “Este cervo teve a sorte de ter sido socorrido, mas muitos outros animais, vítimas de queimadas, acabam morrendo”, comentou.

E ratificou sua indignação com as queimadas: “Infelizmente, sempre depois que ocorrem, deixam um rastro grande de destruição, prejudicando consideravelmente não só a flora, mas também a fauna da Ilha Grande. Isso é lamentável! Nossa região não tem nenhum lugar para recorrermos em casos mais graves, mas felizmente a Unipar sempre está à disposição e nos socorre”.

Em São Jorge do Patrocínio, os médicos veterinários Diogo e Michelle costumam estar sempre atentos e disponíveis para colaborar. “Somos apaixonados por animais e decidimos participar deste projeto [o refúgio na chácara], oferecendo nossos serviços gratuitamente”, diz Diogo. O que os motivou a entrar para esta causa foi a necessidade de resolver um problema crucial, que não tinha como até a implantação do abrigo na chácara. 

“Percebemos que quando alguém encontrava um animal silvestre ferido ou perdido não sabiam o que fazer, a quem recorrer... sendo assim, decidimos ajudar por amor; e sempre que precisamos intervir com maiores recursos buscamos o apoio da Unipar, que nunca nos nega”, ressalta Michelle.

Fonte:

Deixe seu comentário