Portal da Cidade Umuarama

meio ambiente

Gato-mourisco ferido é resgatado em Mariluz; espécie está ameaçada de extinção

O animal estava em uma propriedade rural e foi resgatado por técnicos do IAT de Umuarama

Publicado em 10/09/2020 às 04:34
Atualizado em

Técnicos suspeitam que o gato-mourisco tenha sido atropelado (Foto: Divulgação/IAT)

Técnicos do escritório regional do Instituto Água e Terra em Umuarama resgataram nessa quarta-feira (9) um Gato-mourisco em propriedade rural na região de Mariluz. O animal estava machucado e foi encaminhado ao Zoológico de Cascavel para avaliação médica.

A suspeita é que tenha sido atropelado. “Ele foi medicado e está em tratamento para, após recuperação, ser reinserido à natureza”, relata o chefe regional, Felipe Furquim. 

Espécie

O Gato-mourisco, ou jaguarundi (Puma yagouaroundi), está na lista oficial do ICMBio como uma das espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira. É nativo do sul da América do norte, passando por quase todo o Brasil até ao norte da Argentina. 

Ele tem hábitos solitários e se alimenta de pequenos mamíferos. Pesa cera de 4,5kg. A coloração dos pelos pode variar do preto / castanho escuro ao avermelhado, até pelagens um pouco mais claras e oliváceas. Os indivíduos de coloração mais escura estão comumente associados a florestas enquanto que os mais claros são encontrados em ambientes mais secos. Apesar de ser comumente visto, em função dos hábitos diurno, não é uma espécie abundante em nenhum local ao longo da sua área de ocorrência, que vai do sul dos Estados Unidos até a região central da Argentina, em ambientes bastante variados, desde áreas de campos até florestas mais densas. Se alimenta de aves, répteis e pequenos mamíferos. No Paraná não é uma espécie ameaçada (está caracterizada como Dados deficientes, o que significa que as informações disponíveis não permitem seu enquadramento em uma categoria específica de ameaça). 

O que fazer

O aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas e rurais está cada vez mais frequente por conta da expansão urbana. Ao se deparar com um animal silvestre, antes é preciso analisar a situação para evitar um resgate desnecessário e acabar retirando do seu habitat. 

Técnicos do Instituto Água e Terra passam as orientações por telefone, e caso for preciso, o resgate muitas vezes pode ser feito pela própria pessoa ou os órgãos competentes são acionados para esse recolhimento, avaliação médica e destinação correta.

O cidadão pode ligar para receber orientações da equipe dna regional de Umuarama pelo telefone: (44) 3623-2300.

Fonte:

Deixe seu comentário