Portal da Cidade Umuarama

Em Cianorte

Farmácia é notificada sobre casinhas para cães de rua instaladas na calçada

A medida foi tomada depois de uma reclamação de morador próximo e polarizou discussões na cidade

Publicado em 13/12/2018 às 08:02

Várias pessoas criticaram a prefeitura e defenderam a postura da farmácia (Foto: Odiário.com)

A Prefeitura de Cianorte notificou a farmácia Droga Raia, unidade da Avenida Goiás, sobre duas casinhas para cachorros de rua que estão na calçada ao lado do estabelecimento. "Cuidamos das cachorrinhas, damos ração, água e os clientes também trazem doações para elas", explica a balconista da loja Lilian de Souza Bessa. 

A prefeitura informa que não pediu a retirada dos abrigos, mas notificou para que os animais não quem dentro do estabelecimento. A medida foi tomada depois de uma reclamação de morador próximo e polarizou discussões na cidade. 

Lilian Bessa diz que foi solicitada a retirada dos cães e que eles manterão os animais e as casinhas. Foi até criado um abaixo-assinado virtual no Facebook pedindo a manutenção dos abrigos para as cachorrinhas comunitárias Mel e Belinha. 

Já são mais de mil assinaturas e mais de 1,2 mil compartilhamentos. Mel ficou famosa virando notícia estadual no ano passado por ser adotada como cão comunitário. As duas cachorras são vacinadas, recebem acompanhamento veterinário, não têm histórico de violência ou ataque às pessoas e não ficam dentro do estabelecimento. Pelo contrário, são dóceis e recebem afagos diários de clientes e de quem passa pelo local. 

No abaixo-assinado está anunciado que as casinhas para Mel e Belinha estão amparadas na Lei Estadual do Paraná 17.422/2012 e na Lei Municipal de Cianorte 4.597/2015, que estabelecem proteção ao Cão Comunitário.

Castração 

No post sobre o abaixo-assinado há mais de 320 comentários. Várias pessoas criticaram a prefeitura e defenderam a postura da farmácia em proteção aos animais. Sobrou até para a Vigilância Sanitária que devia cuidar de outros supostos problemas da cidade, como o mau cheiro que toma conta de bairros e não se sabe a origem. Também há comentários sobre socialização em creches, mercados, coleta de lixo, IPTU, entre outras situações denunciadas por moradores. "Ô povo sem amor com os bixinhos (sic), fico indignada com isso", reclama Rodes Rodrigues.

Resposta Em nota enviada ao jornal O Diário, a Prefeitura de Cianorte diz que o Código de Posturas do Município de Cianorte (Lei nº 2.749/2006) veda criar ou conservar em estabelecimento comercial qualquer animal que possa ser causa de insalubridade. 

"Além disto, no dia 27 de novembro, uma cidadã protocolou denúncia junto à Ouvidoria Municipal do SUS, reclamando que os cães ficam na porta de entrada da drogaria, deitados sobre os tapetes, o que, segundo a reclamante, estaria acarretando em sujeira e riscos de tropeços e quedas dos clientes. Diante disto, a Vigilância Sanitária notificou o estabelecimento, solicitando que tome providências no sentido de não permitir que os cães permaneçam no seu interior. É importante ressaltar que em nenhum momento a empresa foi multada ou foi requerida a retirada dos cães e das casinhas da calçada", consta na nota.

Fonte:

Deixe seu comentário