Portal da Cidade Umuarama

Budd-Chiari

Família faz vaquinha para o tratamento de mulher com doença rara no fígado

Patologia é causada por coágulos que obstruem completamente ou parcialmente o fluxo de sangue do fígado

Publicado em 20/11/2021 às 14:20
Atualizado em

Silvana Figueiredo, de 38 anos, recebeu o diagnóstico da doença chamada Síndrome de Budd-Chiari, no começo deste ano (Foto: Arquivo familiar)

A dona de casa Silvana Figueiredo, de 38 anos, recebeu o diagnóstico da doença chamada Síndrome de Budd-Chiari, no começo deste ano. A patologia é causada por coágulos que obstruem completamente ou parcialmente o fluxo de sangue do fígado.

Jurandir José Alves, de 37 anos, é esposo de Silvana e juntos moram no distrito de Casa Branca, em Xambrê. A família relata que em 15 de julho, a dona de casa sofreu três paradas cardíacas e seu quadro se complicou. Ainda no dia 16 de julho foi levada para UTI em um hospital na cidade de Maringá.

Em conversa com o Portal da Cidade Douradina, Jurandir disse que hoje ela está em casa, mas precisa a cada 15 dias retirar o líquido coagulado no abdómen, sendo todo o tratamento feito em Maringá, forçando o deslocamento constante do casal.

Ainda de acordo com o esposo, existem dois procedimentos a que Silvana pode ser submetida: um transplante de fígado ou um tips, tratamento alternativo que custa aproximadamente R$ 97 mil. "Ela já está na fila de transplante, porém esse processo leva de 4 a 5 anos e ela não tem esse tempo. Então os médicos sugeriram colocar o dispositivo (tips) para a regeneração do fígado, que não é obtido pelo SUS, por ser caro”, explica Jurandir, “Ela está bem debilitada e precisa conseguir o dinheiro para fazer o tips".

O morador de Xambrê conta que trabalhava na área de vendas, mas largou o trabalho para cuidar da esposa. Atualmente estão morando na casa da mãe dela, uma senhora de idade que requer cuidados. O município oferece apoio ao casal, mas como o tratamento todo é feito todo em Maringá, a família acaba tendo muitas despesas.

Para sanar o problema, Jurandir e Silvana, com ajuda da família criaram uma vaquinha para arrecadar dinheiro para custear as despesas do tratamento. "Gostaríamos de pedir a ajuda da comunidade, pois estamos precisando muito, pode ser qualquer valor. Que Deus abençoe a todos", reforçou.

Contribua, doe!

Dados para arrecadação

Link da vaquinha: http://vaka.me/2490268

PIX: 06582027905

Transferência

Caixa Econômica
Silvana Figueiredo
Agência 0570
Operação 013
Conta Poupança 48439-5

Fonte:

Deixe seu comentário