Portal da Cidade Umuarama

Investigação

Crianças de Francisco Alves com suspeita de botulismo recebem alta de hospital

Secretaria está investigando qual alimento consumido pelas meninas estava contaminado. O resultado deve ficar pronto nos próximos dias

Publicado em 27/11/2018 às 01:47
Atualizado em

Regional de Saúde segue investigando a causa da contaminação (Foto: Portal da Cidade)

As duas primas, de 4 e 6 anos, que estavam internadas no Hospital Cemil em Umuarama com suspeita de botulismo tiveram alta hospitalar na noite de segunda-feira (26). As meninas já retornaram para Francisco Alves. 

Investigação

A secretaria de saúde segue investigando os alimentos consumidos pelas meninas dias antes do aparecimento dos sintomas.

As secretarias de saúde e vigilância sanitárias municipais receberam orientações da Regional de Saúde. Em um dos documentos é recomendado que seja evitada a ingestão de um embutido, um apresuntado, comercializado por uma empresa de Umuarama.


Orientação que está sendo distribuída para as secretarias municipais


Em conversa com o Portal da Cidade Umuarama, o proprietário da empresa informou que o alimento foi comercializado na empresa e que a decisão de suspensão da comercialização do lote específico do produto foi tomada após o dono da lanchonete em que as crianças consumiram um lanche apresentarem uma nota de compra do apresuntado oriunda desse estabelecimento na Capital da Amizade.

Agora eu aguardo o resultado dos laudos. Porém outros produtos também estão sendo investigados, como milho, ervilha, maionese, pão e o hambúrguer que elas consumiram na lanchonete. Até a questão do transporte desse alimento ( o apresuntado) para Francisco Alves precisa ser vista porque não tivemos registro de mais nenhum outro caso de contaminação por botulismo em decorrência do consumo desse embutido.” explicou Claudiomar Daniel Campos, proprietário da empresa Nutry Queijo.

Nos próximos dias o resultado laboratorial com os produtos investigados deve ficar pronto.

Botulismo


Fonte:

Deixe seu comentário